X

Açúcar bruto volta a avançar na ICE; café arábica cai após rali

LONDRES (Reuters) – Os contratos futuros do açúcar bruto na ICE avançaram nesta quinta-feira, voltando a caminhar em direção à máxima de um ano registrada na semana passada em meio ao aperto da oferta, enquanto o café arábica recuou de seu pico de dois anos tocado nesta semana.

AÇÚCAR

* O contrato março do açúcar bruto fechou em alta de 0,12 centavo de dólar, a 13,55 centavos de dólar por libra-peso, aproximando-se da máxima de mais de um ano da semana passada, de 13,67 centavos.

* O açúcar tem se consolidado nesta semana, agora que fundos já cobriram grandes posições vendidas líquidas.

* A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) reduziu sua estimativa para a produção de açúcar do centro-sul do Brasil em 2019/20 para 27,35 milhões de toneladas, ante 28,97 milhões de toneladas previstas em agosto, uma vez que expectativas iniciais de um maior mix de produção de açúcar pelas usinas não se confirmaram.

* Operadores disseram que ainda é preciso ver se os fundos estão prontos para construir uma posição comprada em açúcar. Com déficits de produção, um real mais forte e o avanço nos preços do petróleo, tudo indica que é mais provável que eles comprem do que vendam.

* Um déficit global é amplamente esperado para a temporada 2019/20.

* No entanto, os ralis do açúcar são limitados pelo fraco crescimento na demanda, pelos amplos estoques globais e pela possibilidade de o Brasil acelerar produção caso os preços tornem-se adequados.

* “Quanto mais força observarmos nos preços mundiais (do açúcar), maior a probabilidade de que os estoques cheguem ao mercado na forma de exportações”, disse a ING em nota.

Relacionadas

* O açúcar branco para março avançou 2,90 dólares, para 358,50 dólares por tonelada.

CAFÉ

* O contrato março do café arábica fechou em queda de 6 centavos de dólar, a 1,2720 dólar por libra-peso.

* O vencimento avançou para uma máxima de 1,3840 dólar na terça-feira, seu maior valor em mais de dois anos, mas desde então passou a recuar, em um mercado volátil e com volumes mais baixos devido à temporada de festas.

* Os preços avançaram cerca de 40% desde meados de outubro, apoiados por compras por fundos em meio ao aperto na oferta, com os estoques de arábica certificados pela ICE recuando e um déficit global sendo amplamente previsto para 2019/20.

* Um operador afirmou que o mercado está se consolidando, dado que os ganhos no recente rali foram excessivos, guiados por um ímpeto momentâneo nas compras por fundos.

* O café robusta para março recuou 42 dólares, para 1.367 dólares por tonelada.

(Por Maytaal Angel)