X

Paraná eleva previsão de 2ª safra de milho, mas chegada do frio preocupa

SÃO PAULO (Reuters) – A segunda safra de milho do Paraná da temporada 2019/20 foi estimada nesta quinta-feira em 12,2 milhões de toneladas, ante 12 milhões na previsão de março, de acordo com levantamento mensal do Departamento de Economia Rural, do governo do Estado.

Com 100% das lavouras de milho safrinha plantadas no Paraná, 64% estão em boas condições, 30% em condições médias e 6% foram consideradas ruins pelo Deral.

Quanto às condições climáticas da região que poderiam interferir na safra, o agrometeorologista da Rural Clima, Marco Antônio Santos, disse que ainda é cedo para diagnosticar uma geada nas áreas com cultivos do cereal, mas as probabilidades estão aumentando.

“Vai fazer muito frio entre os dias 8 e 9 de maio… estaremos monitorando… mas caso venha a ter (geada), o risco para uma quebra no milho safrinha é enorme”, alertou.

Caso sejam confirmadas geadas, o engenheiro agrônomo e coordenador da divisão de Estatísticas do Deral, Carlos Hugo Godinho, afirmou à Reuters que os impactos podem ser distintos no Estado.

“Se (a geada) for para o sul não tem problema porque lá não temos safrinha. Mas se pegar as regiões oeste e norte do Paraná já começa a ser mais complicado”, afirmou.

TRIGO

Relacionadas

Já a safra de trigo do Paraná, o maior produtor brasileiro do cereal, foi projetada em cerca de 3,5 milhões de toneladas, estável ante previsão de março, segundo os dados do Deral, que apontou ainda que o plantio havia atingido 7% da área projetada até quarta-feira.

“Podemos dizer que o plantio está atrasado ante a média dos últimos anos, mas também há uma distorção na média… Volumes que plantávamos no passado não estão sendo mais tão praticados pelo produtor nos últimos anos… Já tivemos momentos que um quarto da safra estava plantada no fim de abril”, explicou Godinho.

Até o dia 27 de abril, 69% das lavouras de trigo estavam em condições boas e 31% em situação média.

Segundo o coordenador do Deral, a possibilidade de ocorrência de geadas ainda não representa nenhum risco para os cultivos de trigo no estágio em que eles estão, entre a germinação das sementes e o desenvolvimento vegetativo da planta.

A safra de soja do Paraná 2019/20, que já foi colhida, foi estimada em recorde de 20,65 milhões de toneladas, ante 20,7 milhões na previsão de março.

(Por Roberto Samora e Nayara Figueiredo)