Benefícios

Prospera Jovem: Como concorrer a uma vaga?

beneficios educação prospera jovem
mangpor2004

Prospera Jovem: Como concorrer a uma vaga? Sob a gestão da Secretaria de Desenvolvimento Social, o programa Prospera Jovem tem o objetivo de promover a mobilidade social de jovens em situação de vulnerabilidade social, através do acompanhamento continuo, fomento a geração de renda e a inserção ao mundo do trabalho e assim rompendo com o ciclo intergeracional de perpetuação da pobreza.

A metodologia do Programa é composta por quatro eixos: Projeto de Vida, Tutoria, Capacitação e Incentivo Financeiro.

Serão beneficiados jovens residentes nos 22 municípios pertencentes a região do Vale do Ribeira, que estejam inscritos no CadÚnico, tenham renda mensal familiar de até meio salário mínimo por pessoa e estejam matriculados na 2ª ou 3ª série do Ensino Médio da rede estadual de Ensino.

Após a 1ª edição em 2020, a Secretaria de Desenvolvimento Social do Estado de São Paulo aumenta o Programa Prospera Jovem e apoia a realização dos sonhos de mais 2000 jovens matriculados na 2ª e 3ª séries do Ensino Médio da rede pública estadual dos municípios integrantes do Programa Vale do Futuro.

O que é o Prospera Jovem?

O Prospera Jovem é o programa do Governo do Estado de São Paulo, através da Secretaria de Desenvolvimento Social, que vai ajudar você, jovem do ensino médio, a planejar e dar os próximos passos de sua vida. O Prospera está focado em planejamento, empreendedorismo e ajuda financeira para te ajudar a conquistar seus sonhos e mudar de vida!

O Prospera Jovem 2021 será implementado no Vale do Ribeira, nos municípios integrantes do Programa Vale do Futuro, buscando ampliar o horizonte e trazer novas oportunidades para os jovens da região. Seu objetivo é trazer mobilidade social para estes jovens, além de incentivar a manutenção e conclusão do Ensino Médio.

Como será feito?

Ao longo da 2ª e 3ª séries do Ensino Médio, os jovens participantes contarão com um tutor que irá acompanhar e orientar o desenvolvimento do seu Projeto de Vida, através de oficinas de empreendedorismo mão-na-massa, reflexões e planejamento acerca de sua vida.

No contraturno das atividades escolares, os jovens terão acesso a cursos de capacitação técnica e profissional para se preparar para sua entrada no mundo do trabalho e seguir com seu Projeto de Vida.

Todo ano, após participar de todas as atividades da trilha do Prospera Jovem, os participantes receberão um incentivo financeiro diretamente na poupança para colocar seus planos em prática.

DO PROGRAMA PROSPERA JOVEM

Quem pode se candidatar?

Jovens do Vale do Ribeira:

  • Da 2ª série do ensino médio da Rede Estadual de Ensino;
  • Cadastrados no Cadastro Único;
  • Com renda familiar de até meio salário mínimo por pessoa.

Como concorrer a uma vaga?

Se você atende todos os requisitos acima,

  • Vá até o CRAS mais próximo no seu município ou
  • Preencha o formulário de inscrição
To Top