Benefícios

Viva Leite: Entenda o complemento para as famílias brasileiras

Beneficios Viva Leite
dodotone/Shutterstock.com

Viva Leite: Entenda o complemento para as famílias brasileiras Sob gestão da Secretaria de Desenvolvimento Social – SEDS, o Viva Leite tem objetivo de oferecer um complemento alimentar seguro e de alto valor nutritivo às crianças e idosos que vivem em condição de risco nutricional em todo o Estado de São Paulo.

O mecanismo principal de ação da política pública de segurança alimentar e nutricional que rege o Projeto Vivaleite é a distribuição gratuita de 15 litros/mês de leite fluido pasteurizado enriquecido com Ferro, Vitamina A e Vitamina D, que além de ser um complemento alimentar, auxilia na prevenção de anemia ferropriva e das deficiências de vitaminas A e D.

O Projeto Estadual do Leite – VIVALEITE está presente em todos os 645 municípios do Estado. Com mais de 300 mil beneficiários atualmente, tem como objetivo principal oferecer um complemento alimentar seguro e de alto valor nutritivo às crianças e idosos de baixa renda que vivem em situação de vulnerabilidade social no Estado de São Paulo.

O leite entregue aos beneficiários é enriquecido com Ferro e Vitaminas A e D e, durante a pandemia da Covid-19, o Projeto foi ampliado e reforçou a alimentação de pessoas acima dos 60 anos residentes em Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPI).

Na data de 19 de janeiro de 2011, por meio do decreto nº 56.674, o Projeto foi integrado às ações coordenadas pela Secretaria de Desenvolvimento Social do Estado de São Paulo.

Quem pode se tornar beneficiário do VIVALEITE?

Para ser beneficiário a família/cidadão deve estar cadastrado no CadÚnico (Cadastro Único realizado no CRAS) para Programas Sociais e obter o NIS – Número de Identificação Social. O próximo passo é entrar em contato com uma das instituições parceiras na Capital e Grande São Paulo para verificar se há vagas disponíveis. Nos Municípios conveniados o atendimento é somente para crianças, a família também deve estar cadastrada no CadÚnico para Programas Sociais e obter o NIS e deve aguardar que o município tenha vagas e que o nome da criança seja contemplado da lista extraída do CadÚnico e do Portal Social.

Critérios: Crianças na faixa etária de 6 meses e 5 anos e 11 meses, pertencentes a famílias que possuem renda mensal de até 2 salários mínimos. O Projeto prioriza famílias que possuem renda mensal de até ¼ de salário mínimo per capita. O Projeto também atende idosos com idade superior a 60 anos somente residentes na Capital ou Região Metropolitana de São Paulo.

Para ser beneficiário na Capital ou Região Metropolitana de São Paulo é necessário entrar em contato com uma das instituições parceiras, que podem ser encontradas no site do Governo do Estado:

Participação dos Municípios

A distribuição do leite no interior do Estado de São Paulo e na costa litorânea paulista é feita mediante a celebração de convênio entre as Prefeituras e a Secretaria de Desenvolvimento Social (SEDS).

Participação das Entidades

Na Capital e Região Metropolitana de São Paulo as Entidades parceiras são voluntárias e trabalham com uma quantidade de vagas para a inclusão, caso não tenham vagas disponíveis no momento os interessados poderão retornar o contato futuramente. As Entidades podem ser contatadas de segunda a sexta-feira, das 10h às 16h.

Saiba como se tornar uma entidade parceira do VIVALEITE

A Entidade interessada em participar do Projeto VIVALEITE deverá encaminhar os seguintes documentos para aprovação e posterior inscrição em lista de solicitação:

– Ofício aos cuidados do gestor da pasta de Desenvolvimento Social do Estado de São Paulo solicitando a participação no Projeto (duas vias);

– Cartão CNPJ;

– Estatuto Social da Entidade atualizada e registradas em cartório;

– Ata de eleição e posse da diretoria atualizada e registrada em cartório;

– Cópia do RG, CPF, comprovante de endereço e números de telefones e e-mails atualizados do(a) Presidente da Entidade, Vice-presidente e responsável nomeado por meio de procuração;

– Relatório das atividades exercida pela Entidade, fotos da Associação e das atividades realizadas.

A Entidade somente será incluída no Projeto se houver vaga, em caso negativo a Entidade será cadastrada em lista de espera.

Entidades parceiras do VIVALEITE

Já é parceira do VIVALEITE e está localizada na Capital ou Região Metropolitana?

Para cadastramento dos beneficiários é necessário apresentar a folha resumo que é disponibilizado por meio do CRAS, quando o beneficiário for realizar o cadastro no CadÚnico ou atualização cadastral a cada 2 anos.

Em caso de dúvidas de como ser um beneficiário ou parceiro do Projeto entre em contato pelo e-mail [email protected] ou ligue (11) 2763-8040, de segunda à sexta-feira, das 9h às 13h, e das 14h às 17h.

To Top