Benefícios

Imposto de Renda: Quem recebe as primeiras restituições?

Imposto de Renda: Receita paga hoje novo lote da restituição. Recebeu? Veja como melhor usar o dinheiro
Alison Nunes Calazans/Shutterstock.com

Imposto de Renda: Quem recebe as primeiras restituições? Restituição começa a ser paga em 31 de maio; nem prioridade legal máxima vai para o primeiro lote se entregar depois do dia 10.

O pagamento da restituição do Imposto de Renda 2023 começa no dia 31 de maio e se estende por mais cinco lotes, até setembro.

Tradicionalmente, o primeiro lote é destinado aos contribuintes prioritários, que incluem, entre outros, as pessoas com mais de 80 anos.

Mas mesmo quem tem direito de receber na frente de todos precisa se atentar à data-limite para conseguir entrar no primeiro lote de restituição.

O supervisor regional do Imposto de Renda da Receita Federal em São Paulo, Ricardo Ribeiro Junior, explicou, em entrevista ao R7, que a “data fatal” para o fechamento do primeiro lote é 10 de maio. Clique aqui para assistir à entrevista completa.

Assim, quem entregar até essa data tem chance de estar no primeiro lote de restituição, caso não tenha cometido nenhum erro na declaração e caído na malha fina.

Caso a entrega seja feita após 10 de maio, mesmo que tenha prioridade máxima, como é o caso das pessoas com mais de 80 anos, vai para o segundo lote de restituição.

É preciso ter tempo hábil para programar o pagamento da restituição, já que neste ano o pagamento do primeiro lote acontece junto com o término do prazo de entrega da declaração.

Ricardo Ribeiro Junior, supervisor regional do Imposto de Renda da Receita Federal em São Paulo

Neste ano, o prazo de entrega para quem está obrigado a declarar termina no dia 31 de maio, mesma data em que será feito o pagamento do primeiro lote de restituição e também a data em que vence a primeira parcela ou cota única para quem apurou imposto a pagar.

Quem tem prioridade no pagamento da restituição do IR?

As prioridades legais são, pela ordem:

• Pessoas com mais de 80 anos;
• Pessoas com mais de 60 anos;
• Pessoas com doença grave ou deficiência;
• Contribuinte cuja maior fonte de renda é o magistério.

Neste ano, a Receita instituiu mais duas prioridades para o pagamento da restituição, além das listadas acima. São elas:
• Quem optar por fazer a declaração pré-preenchida;
• Quem optar por receber a restituição via Pix (somente chave CPF).

Em caso de empate no critério, quem entregou primeiro recebe antes.

Quais são os lotes de restituição do IR 2023?

O pagamento das restituições do Imposto de Renda 2023 acontece nas seguintes datas:

1º lote: 31 de maio

2º lote: 30 de junho

3º lote: 31 de julho

4º lote: 31 de agosto

5º lote:  29 de setembro – Fonte: R7

To Top