Benefícios

Como evitar o golpe do Crédito consignado no INSS?

Dinheiro pis inss fgts

Como evitar o golpe do Crédito consignado no INSS? A taxa média dos consignados para segurados recuou de 1,97%, conforme decisão do Conselho Nacional de Previdência Social (CNPS), para 1,91% em abril. A taxa de juros, mais baixa que a praticada no mercado financeiro para crédito não consignado – que pode chegar a 22,93 % ao mês – , pode atrair aposentados e pensionistas, que devem ter cautela com as ofertas de crédito fácil. 

Para se ter uma ideia, atualmente, 16.771.221 aposentados e pensionistas têm crédito consignado. Somente no mês de abril 1.058.282 pessoas requereram essa modalidade de empréstimo. 

O INSS tem feito alertas para que seus segurados não caiam em armadilhas de golpistas. E como desconfiar que foi vítima de fraude? O primeiro passo é acessar o extrato de benefício na página na internet ou no aplicativo Meu INSS (https://meu.inss.gov.br/). Nele é possível acompanhar créditos e descontos realizados no pagamento.

Caso encontre alguma divergência, o segurado pode bloquear a contratação de novas operações de crédito consignado. O serviço de Bloqueio/Desbloqueio de Benefício para Empréstimo pode ser realizado através do aplicativo do Meu INSS ou pela Central 135. Importante: esse serviço não vale para operações de empréstimo já consignadas no pagamento.

Por ser uma operação de consumo, realizada entre a instituição financeira e o segurado, em caso de discordância sobre a operação realizada, o segurado deve procurar diretamente a instituição financeira. Denúncia sobre empréstimo consignado irregular deve ser registrada no Portal do Consumidor no endereço www.consumidor.gov.br.

COMO ACESSAR O EXTRATO DE BENEFÍCIO

A consulta do extrato do INSS pode ser realizada pelo site do INSS (https://meu.inss.gov.br/).

Basta acessar “serviços” e em seguida “Extrato de pagamento de benefícios”.

Se existir algum contrato de empréstimo consignado vigente, ele constará nesse extrato.


DESCONTO NA APOSENTADORIA OU PENSÃO

Veja qual instituição financeira é responsável pelo contrato, questione a instituição, anote todos os protocolos de atendimento (nome do atendente, dia e hora da ligação).

Requeira o cancelamento imediato do contrato, a suspensão dos descontos e o estorno da integralidade das parcelas pagas.

Faça um registro de ocorrência policial, informando que fraudadores estão se utilizando de seu nome e de seus documentos para a realização de contratos de empréstimo consignado fraudulentos.


CRÉDITO NÃO SOLICITADO NA CONTA-CORRENTE

Faça contato com o banco e questione quem depositou o valor.

Confirmando que o valor é de instituição financeira, faça o questionamento junto à ela. Anote os protocolos de atendimento.

Se for um empréstimo consignado não solicitado, informe à instituição responsável pelo contrato.

Peça o cancelamento imediato do contrato e a suspensão imediata dos descontos das parcelas.

Peça o estorno da integralidade das parcelas descontadas e forneça o número de uma conta-corrente.

Cuidado: fraudadores criam sites falsos de instituições financeiras para receber estes valores. Certifique-se de que o valor será devolvido para a mesma pessoa jurídica que o creditou indevidamente em sua conta.

Faça um registro de ocorrência policial, informando que fraudadores estão se utilizando de seu nome e de seus documentos para a realização de contratos de empréstimo consignado fraudulentos.

NÃO CAIA EM ARMADILHA

O INSS não liga ou envia e-mail para os segurados para pedir documentos, fotos, ou informações pessoais. Cuidado, pode ser golpe!

Recebeu mensagem por aplicativo de alguém se dizendo servidor do INSS? Bloqueie. O instituto não faz esse tipo de contato.

O INSS somente entra em contato com os segurados nos casos de: remarcação de atendimento, concessão/negativa de benefício, comparecimento à Agência da Previdência Social (APS), e para cumprimento de exigência. Mesmo assim, o servidor informa os dados, não pede ao segurado.

Na saída do banco tenha cuidado com abordagem de terceiros com oferta de crédito fácil. Pode ser golpe.

Todo serviço do INSS pode ser feito pelo site ou aplicativo Meu INSS, que utiliza a plataforma Gov.br. Caso apareça outro “atalho” pela internet, desconfie.

Não forneça nome completo, CPF, cópia de documentos, comprovante de renda ou de endereço para desconhecidos. Seus dados são valiosos e em mãos erradas pode causar dor de cabeça.

O INSS não utiliza intermediários para concessão de benefícios ou pede depósito adiantado para liberação de recursos financeiros.

To Top