Benefícios

Benefícios para Idosos Aposentados em 2024

carteira do idoso
Ideas man/Shutterstock.com

Benefícios para Idosos Aposentados em 2024 No Brasil, os cidadãos que alcançam a aposentadoria desfrutam de uma série de benefícios projetados para facilitar sua vida durante essa fase. Em 2024, cerca de 10 desses benefícios estão disponíveis para os idosos aposentados, variando desde assistência financeira até serviços gratuitos.

Aqui estão os principais benefícios disponíveis para os idosos aposentados este ano:

  1. Gratuidade no transporte público: Os idosos com mais de 65 anos têm direito a utilizar o transporte público sem custo algum.
  2. Atendimento preferencial: Em estabelecimentos comerciais, os idosos recebem atendimento prioritário.
  3. Vagas de estacionamento: A legislação reserva 5% das vagas em estacionamentos públicos e privados para idosos.
  4. Prioridade em demandas judiciais: Os idosos têm prioridade em trâmites legais e burocráticos.
  5. Meia-entrada: Descontos em eventos culturais, de lazer e esportivos são concedidos aos idosos.
  6. Benefício de Prestação Continuada (BPC): Um salário mínimo é pago mensalmente a idosos em situação de vulnerabilidade socioeconômica.
  7. Remédios gratuitos: O programa Farmácia Popular fornece acesso gratuito a medicamentos mediante apresentação de receita médica.
  8. Isenção do IPTU: Em algumas cidades, é possível obter isenção do Imposto Predial e Territorial Urbano.
  9. Isenção do Imposto de Renda: Idosos com renda anual inferior a R$ 24.751,74 proveniente de pensões ou aposentadorias do INSS podem ser isentos deste imposto.
  10. Passagens interestaduais gratuitas: Os idosos com mais de 60 anos e carteira de identificação têm direito a viagens interestaduais gratuitas.

Esses benefícios visam garantir uma melhor qualidade de vida e acessibilidade para os idosos, reconhecendo sua contribuição para a sociedade e proporcionando suporte durante a aposentadoria.

To Top