Benefícios

INSS anuncia Pente-Fino com novas regras que podem suspender benefícios irregulares

Beneficios do INSS Previdencia
JERO SenneG's/Shutterstock.com

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) está promovendo mudanças significativas nos procedimentos de concessão de benefícios, gerando preocupação entre os brasileiros. As alterações, denominadas “Pente-Fino do INSS”, visam identificar e eliminar benefícios considerados irregulares ou que não se enquadram mais nos critérios estabelecidos.

Revisão do Benefício de Prestação Continuada (BPC)

O primeiro passo desse pente-fino será a revisão do Benefício de Prestação Continuada (BPC). O INSS busca identificar beneficiários em conformidade e aqueles que estão recebendo assistência de forma indevida.

Na Mira do INSS: Auxílio-Doença

Em seguida, o auxílio-doença também está sendo alvo do INSS. O objetivo é agilizar sua concessão, simplificando o processo atual. Atestados médicos podem justificar afastamentos de até 180 dias, sem a necessidade de perícia médica.

Outra medida é a nomeação de servidores concursados para fortalecer a equipe de atendimento do INSS e agilizar os procedimentos. Além disso, a ampliação do Atestmed permite obter auxílio-doença sem perícia médica.

Essas medidas visam principalmente reduzir os gastos do INSS e economizar recursos na Previdência. Estima-se que elas possam gerar uma economia de pelo menos R$ 10 bilhões ainda em 2024.

Enquanto isso, o INSS mantém seus pagamentos para março conforme o calendário anual estabelecido, permitindo que os beneficiários organizem suas finanças e cumpram suas obrigações regularmente.

To Top