Benefícios

Dados que podem ser atualizados dentro do CadÚnico

Cadastro Único Beneficios
Sidney de Almeida/Shutterstock.com

Dados que podem ser atualizados dentro do CadÚnico Uma novidade importante para as famílias em situação de vulnerabilidade social: agora é possível realizar o pré-cadastro e atualização de dados no Cadastro Único diretamente pelo celular. Com essa ampliação de serviços no aplicativo CadÚnico, o processo se torna mais ágil, reduzindo o tempo de espera nas unidades de atendimento. A ferramenta já conta com quase 200 mil downloads nos sistemas Android e iOS.

O Cadastro Único é a porta de entrada para diversos programas sociais essenciais, como o Auxílio Brasil, Benefício de Prestação Continuada, Tarifa Social de Energia Elétrica, entre outros.

Para realizar o pré-cadastro, o primeiro passo é se cadastrar no portal Gov.br, que reúne diversos serviços do governo federal. Basta acessar o site, informar o CPF e preencher as informações solicitadas. Com esse cadastro feito, é possível acessar o aplicativo CadÚnico e realizar o pré-cadastro.

Após essa etapa, o cidadão tem 120 dias para comparecer a um posto de atendimento e completar os demais dados, como escolaridade, trabalho e remuneração. Além do aplicativo, o pré-cadastro e outras funcionalidades estão disponíveis na versão web pelo endereço www.gov.br/cadunico.

Para quem já está inscrito no Cadastro Único, o aplicativo permite a atualização dos dados da família, incluindo confirmação de endereço, composição familiar e informações dos membros, tudo de forma simples e sem a necessidade de deslocamento até os postos de atendimento.

Além disso, tanto o aplicativo quanto a versão web permitem consultar informações como Número de Identificação Social (NIS), código familiar, situação cadastral e data da última atualização.

Criar uma conta no Gov.br é simples:

  1. Acesse o portal https://www.gov.br/ e clique em ‘Entrar’.
  2. Insira seu CPF e clique em ‘Continuar’.
  3. Marque a caixa de seleção para concordar com os termos, resolva o Captcha e clique em ‘Continuar’.
  4. Escolha entre seguir o cadastro por meio das informações de um dos bancos listados ou optar por outra forma.
  5. Selecione ‘Tentar de outra forma’ e responda algumas perguntas básicas.
  6. Após confirmar seus dados pessoais, será enviado um código de segurança para seu e-mail e número de celular cadastrados.
  7. Digite o código recebido e crie uma senha de acesso para o Gov.br.
To Top