Benefícios

Auxílio Gás: quem pode ser beneficiado com as próximas parcelas?

Auxílio Vale Gás de cozinha
renata colella/Shutterstock.com

O governo federal lançou o Programa Auxílio Gás, uma iniciativa destinada a amparar as famílias de baixa renda na compra de botijões de gás de cozinha. Visando mitigar os desafios econômicos e garantir a segurança alimentar, o programa se apresenta como um suporte essencial para milhares de brasileiros que enfrentam dificuldades financeiras.

Para se qualificar ao benefício, é necessário que a renda familiar per capita não ultrapasse meio salário mínimo, além de ser essencial estar inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico). Importante destacar que a concessão do auxílio também contempla aqueles lares que abrigam beneficiários do Benefício de Prestação Continuada (BPC).

A adesão ao Auxílio Gás é automática para as famílias que já cumprem os requisitos estipulados, com base nas informações do CadÚnico. Aquelas ainda não registradas devem buscar orientação no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) mais próximo para efetuar o cadastro.

Calendário de Pagamentos e Valor do Benefício

O Ministério do Desenvolvimento Social, responsável pelo cronograma de pagamentos, divulga mensalmente as datas, que seguem o número final do NIS do beneficiário. O valor destinado a cada família é de R$ 102, depositado diretamente na conta indicada pelo beneficiado, seguindo o calendário previamente estabelecido.

Além do auxílio financeiro, o programa enfatiza a importância da segurança e do uso consciente do gás de cozinha. Recomenda-se atenção ao local de armazenamento do botijão, a verificação periódica das condições de mangueiras e reguladores, e procedimentos adequados para a detecção de vazamentos, visando prevenir acidentes domésticos.

O Auxílio Gás surge como uma medida de grande valia para assegurar o bem-estar e a dignidade de famílias brasileiras em situação de vulnerabilidade econômica. Ao facilitar o acesso ao gás de cozinha, o programa não apenas contribui para a segurança alimentar, mas também oferece um alívio no orçamento de milhares de lares por todo o país.

To Top