Benefícios

Carteira do Idoso oferece descontos em viagens e diversos benefícios

Carteira Idoso Cadastro
Gonzophoto/Istockphoto.com

A Carteira do Idoso emerge como uma iniciativa promissora para garantir mais direitos e facilidades aos brasileiros com mais de 60 anos. Este documento, que pode garantir benefícios de até R$ 2.824, corresponde a dois salários mínimos em 2024, está agora mais acessível a todos aqueles que atendem aos critérios de elegibilidade.

Como Solicitar e Quem Pode Beneficiar-se

Para solicitar a Carteira do Idoso, é necessário que o interessado tenha mais de 60 anos e receba uma renda de até dois salários mínimos. A emissão do documento pode ser feita de maneira prática e rápida pela internet, através do site oficial destinado ao processo. O documento inclui informações essenciais do idoso, além de um QR Code para verificação de dados e acesso aos benefícios.

Dentre os principais benefícios proporcionados pela Carteira do Idoso, destacam-se a gratuidade ou descontos consideráveis em passagens para viagens interestaduais. Além disso, a carteira confere prioridade em atendimentos e acesso a programas sociais importantes, como o Benefício de Prestação Continuada (BPC).

Os idosos que desejam usufruir do benefício de viagens interestaduais gratuitas ou com desconto devem dirigir-se ao guichê da empresa de transporte, apresentando a Carteira do Idoso. Importante ressaltar que as vagas são limitadas a dois assentos gratuitos por viagem, com a opção de desconto de 50% caso estes estejam ocupados.

Emissão da Carteira

A emissão da Carteira do Idoso pode ser realizada online ou pessoalmente no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) mais próximo. Para o processo online, basta seguir as etapas indicadas na plataforma, incluindo o preenchimento de dados e o envio de documentos necessários. Já o pedido feito pelo CRAS exige a presença física do solicitante, que deve apresentar documento de identidade com foto, CPF e número do NIS. A carteira emitida pelo CRAS tem um prazo de entrega de até 45 dias, mas uma declaração provisória pode ser fornecida em casos de urgência.

A implementação da Carteira do Idoso representa um avanço significativo nas políticas públicas voltadas para a terceira idade, reforçando o compromisso da sociedade com o respeito e a dignidade dos idosos. Ao facilitar o acesso a benefícios essenciais, o documento contribui para a promoção da autonomia e a melhoria da qualidade de vida dessa parcela da população.

To Top