Benefícios

Programa Mulheres Mil: uma nova oportunidade de capacitação para mulheres do CadÚnico

Seguro Desemprego INSS FGTS PIS
rafapress/Shutterstock.com

Um vento de mudança sopra em favor das mulheres inscritas no CadÚnico, principalmente aquelas que, por diversas circunstâncias, encontram-se à margem das oportunidades de desenvolvimento profissional. O Programa Mulheres Mil chega como uma luz no fim do túnel para aquelas que buscam não apenas benefícios sociais, mas uma chance real de transformação e autonomia pessoal e profissional.

O foco do Programa Mulheres Mil está em oferecer cursos de capacitação, técnicos e de aperfeiçoamento especialmente desenhados para mulheres a partir dos 16 anos de idade que enfrentam condições de vulnerabilidade social e econômica. São contempladas as chefes de família, madrastras, avós, tias – enfim, todas aquelas que representam a espinha dorsal de seus lares, muitas vezes sem o suporte necessário para avançar profissionalmente.

Quem Pode Participar?

Para ser elegível ao programa, além de estar inscrita no CadÚnico, as candidatas devem atender a critérios específicos que incluem:

  • Estar em situação de vulnerabilidade social e econômica, incluindo contextos de pobreza e extrema pobreza;
  • Possuir baixo grau de escolarização;
  • Ser responsável única pelos cuidados no ambiente familiar;
  • Ser vítima de violência doméstica.

Como se Inscrever no Programa Mulheres Mil

As interessadas em participar do programa devem procurar as instituições que oferecem os cursos. Entre elas estão:

  • Institutos Federais;
  • Escolas Técnicas de Universidades Federais;
  • Secretarias de Educação dos estados.

A iniciativa é uma parceria entre o poder público e instituições de ensino, visando alcançar aquelas que mais precisam de uma oportunidade de crescimento pessoal e profissional.

Impacto e Expectativas

O Programa Mulheres Mil não é apenas sobre a oferta de cursos; é sobre abrir portas para que mulheres possam reescrever suas histórias, munidas de conhecimento e habilidades que as preparem para o mercado de trabalho e para a vida. É um passo em direção à igualdade de oportunidades, ao empoderamento feminino e à transformação social.

Com o apoio necessário, espera-se que as beneficiárias do programa possam encontrar não apenas a capacitação, mas a confiança para perseguir seus sonhos e melhorar significativamente suas condições de vida e de suas famílias.

To Top