Benefícios

Bolsa Trabalho através do Caixa Tem; quem pode ser beneficiado?

IBGE: desemprego segue em queda e fecha trimestre em 9,1%
JERO SenneGs/Shutterstock.com

Bolsa Trabalho através do Caixa Tem; quem pode ser beneficiado? A Caixa Econômica Federal anunciou a liberação do programa Bolsa Trabalho para trabalhadores desempregados e em situação de vulnerabilidade social, uma iniciativa do governo de São Paulo. A novidade deste ano é que os pagamentos, que alcançam até R$540 mensais, serão efetuados através do aplicativo Caixa Tem, facilitando o acesso ao benefício.

Para participar do Bolsa Trabalho, os candidatos devem atender a critérios específicos: estar desempregado há mais de um ano, não estar recebendo Seguro Desemprego ou benefícios similares, estar inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico), e possuir uma renda familiar per capita de até meio salário mínimo. Esses requisitos são fundamentais para garantir que o auxílio chegue às mãos de quem mais precisa.

Detalhes sobre a Atuação no Bolsa Trabalho

Os selecionados para o Bolsa Trabalho serão designados para atividades que demandam quatro horas diárias de trabalho durante a semana, recebendo, em troca, o valor mensal do auxílio. As áreas de atuação são diversas, incluindo assistência em escolas, unidades de saúde e centros de recreação, com funções que abrangem desde a copa até a manutenção e limpeza. A Secretaria de Desenvolvimento Econômico é a responsável pela administração dos recursos humanos do programa.

Através do Caixa Tem, os beneficiários do Bolsa Trabalho podem sacar o valor do auxílio diretamente nos caixas eletrônicos da Caixa Econômica Federal, sem a necessidade de um cartão físico, realizar transferências, usar o Pix ou até mesmo gerar um cartão de débito virtual para compras online. Esta flexibilidade garante que os participantes do programa tenham diversas opções para gerenciar e utilizar seu benefício com facilidade.

A implementação do Bolsa Trabalho via Caixa Tem representa um marco significativo no apoio a trabalhadores desempregados e famílias em situação de vulnerabilidade social em São Paulo. Ao proporcionar um acesso mais simples e ágil ao benefício, espera-se não apenas aliviar a situação financeira dos beneficiários, mas também incentivar a reintegração ao mercado de trabalho através das atividades propostas pelo programa.

To Top