Benefícios

Doença grave pode liberar o FGTS integralmente para trabalhadores

Celular FGTS saques
rafapress/Shutterstock.com

O saque integral do FGTS é uma possibilidade oferecida aos trabalhadores que se encontram em determinadas situações, como demissão sem justa causa, aposentadoria, financiamento da casa própria, compra de órtese ou prótese, ou enfrentam uma doença grave.

No caso específico de doença grave, o trabalhador ou seu dependente precisa apresentar documentos médicos que comprovem o diagnóstico. Os documentos necessários incluem o preenchimento do formulário “Relatório Médico de Doenças Graves para Solicitação de Saque do FGTS”, disponível para download no site da Caixa Econômica Federal, cópias de exames médicos com seus respectivos laudos e/ou dados clínicos informados no formulário, além de documentos de identificação do trabalhador ou dependente e de comprovação do vínculo empregatício.

Caso o dependente seja afetado pela doença grave, será necessário apresentar também documentos que comprovem a dependência e a identificação do dependente.

O pedido de saque pode ser realizado pessoalmente em uma agência da Caixa ou através do aplicativo FGTS.

Como Solicitar o Saque Integral do FGTS por Doença Grave pelo Aplicativo FGTS

Ao acessar o aplicativo FGTS, siga os seguintes passos:

  1. Clique em “Meus Saques”;
  2. Escolha a opção “Outras Situações de Saques”;
  3. Selecione o motivo do Saque como “Doença Grave, Terminal ou Órtese/Prótese”;
  4. Informe quem é o acometido pela enfermidade (Titular ou Dependente);
  5. Leia as informações sobre as condições e documentações necessárias e clique em “Solicitar Saques FGTS”;
  6. Cadastre uma conta bancária de sua titularidade em qualquer Instituição Financeira;
  7. Faça upload dos documentos requeridos;
  8. Verifique os documentos anexados e confirme;
  9. A confirmação do diagnóstico será realizada pela Perícia Médica Federal;
  10. A Caixa irá validar seus dados e, se estiverem corretos, o valor será creditado em sua conta.

Após a solicitação, a Caixa Econômica Federal analisará os documentos e, se aprovados, o valor será creditado na conta cadastrada.

Golpes virtuais no Saque extra do FGTS

Com a aproximação do saque extraordinário do FGTS, bandidos têm aproveitado para aplicar golpes através de aplicativos falsos na internet. Ao baixarem esses apps, os usuários correm o risco de expor suas informações pessoais e até mesmo sua rede de contatos. Portanto, é fundamental redobrar os cuidados ao realizar consultas ou transações online relacionadas ao Fundo de Garantia por Tempo de Serviço.

Para evitar cair em armadilhas virtuais, é essencial verificar sempre quem é o desenvolvedor do aplicativo antes de instalá-lo. Dessa forma, pode-se garantir que se trata de uma plataforma oficial, criada pela Caixa Econômica Federal ou por outra instituição governamental. O procedimento mais seguro é acessar o site reconhecido da instituição responsável pelo aplicativo e procurar o link para o download na loja virtual.

A Caixa reforça que não solicita senhas, dados ou informações pessoais por mensagens, e-mails, SMS ou WhatsApp. Além disso, não envia links para confirmação de dispositivo ou acesso à conta.

Se um aplicativo falso já foi baixado, é recomendável desinstalá-lo imediatamente. Caso informações pessoais tenham sido inseridas, é necessário redobrar a cautela, pois o usuário pode se tornar alvo de tentativas de phishing ou extorsão a qualquer momento.

COMO CONSULTAR O SALDO DO FGTS?

Para consultar o saldo do FGTS e verificar se há valores disponíveis para saque, será necessário baixar a nova versão do aplicativo FGTS, disponível na Apple Store e na Play Store do Google.

Através do aplicativo, os trabalhadores poderão:

  • Consultar o valor a ser creditado;
  • Verificar a data do crédito na conta poupança social digital;
  • Informar que não desejam receber o valor, caso prefiram deixá-lo na conta do FGTS;
  • Solicitar o retorno do valor creditado para a conta FGTS;
  • Realizar alterações cadastrais para a criação da conta poupança digital.

Além disso, a consulta ao saldo também pode ser feita pessoalmente, no balcão de atendimento das agências da Caixa, ou através do site oficial do banco, inserindo o NIS (PIS/Pasep) e a senha cadastrada pelo próprio trabalhador ou utilizando a Senha Cidadão.

É imprescindível estar atento e tomar medidas preventivas para evitar cair em golpes e garantir a segurança das informações pessoais e financeiras.

To Top