Governo

Reconhecimento facial no Gov.br é simplificado para ampliar acesso

Plataforma do Gov.Br
Marcello Casal Jr/Agência Brasil

A partir desta segunda-feira (18), o processo de reconhecimento facial na plataforma Gov.br foi simplificado, anunciou o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI). Agora, os usuários poderão utilizar a câmera traseira de seus dispositivos móveis para realizar o reconhecimento biométrico, beneficiando especialmente aqueles com celulares mais antigos e pessoas com deficiência, espectro autista, doenças neurodegenerativas e idosos.

O secretário de Governo Digital, Rogério Mascarenhas, explicou que, caso alguém tenha dificuldades para capturar uma foto adequada, será possível solicitar ajuda de um familiar ou amigo. Até o momento, 152 milhões de brasileiros possuem uma conta Gov.br. O reconhecimento facial, segundo o secretário, aumenta a segurança dos usuários e possibilita uma mudança de nível na plataforma, seja para prata ou ouro.

Para avançar para o nível prata, os cidadãos podem realizar a biometria facial com a Carteira Nacional de Habilitação (CNH), ser servidor público federal ou fazer o login por meio de um banco credenciado. Já para alcançar o nível ouro, é necessário fazer o reconhecimento facial com base nos dados da Justiça Eleitoral, pelo QR Code da Carteira de Identidade Nacional (CIN) ou por meio de um certificado digital compatível com a ICP-Brasil.

To Top