Benefícios

Acesso à educação digital: 100 mil estudantes receberão chips de celular com internet gratuita

mixvale aplicativos celular internet rede social
Criação www.mixvale.com.br

Em uma medida inovadora para impulsionar a educação digital no Brasil, o Ministério das Comunicações, em conjunto com o Ministério da Educação, anunciou a distribuição de 100 mil chips de celular com acesso gratuito à internet para estudantes de baixa renda. A iniciativa, parte do programa Internet Brasil, visa diminuir a desigualdade de acesso à informação e recursos educacionais digitais, contribuindo significativamente para o desenvolvimento acadêmico dos jovens beneficiados.

Quem Será Beneficiado?

O foco desta distribuição são os estudantes matriculados na educação básica das redes públicas de ensino, que pertencem a famílias registradas no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal. Prioritariamente, o programa visa alcançar alunos que ainda não possuem acesso a chips de celular por meio de outros programas governamentais.

Como Funciona o Programa Internet Brasil?

O programa oferecerá aos estudantes um cartão de chip “neutro”, que permite a troca de operadoras remotamente sem a necessidade de substituição física do chip. Esse chip estará carregado exclusivamente com dados para acesso gratuito à internet, sem créditos para realização de chamadas telefônicas, possibilitando aos alunos explorarem uma vasta gama de conteúdos e plataformas educacionais.

Procedimento para Adesão ao Programa

Para que os estudantes possam se beneficiar dessa oferta, é essencial que tanto as Secretarias de Educação quanto as escolas façam sua adesão ao programa Internet Brasil. Esta etapa garante a organização e efetividade na entrega e no uso dos chips, assegurando que os recursos cheguem aos alunos que mais precisam.

Ampliação do Programa

A recente Portaria Interministerial MCOM/MEC n° 12.544/2024 amplia o alcance do Internet Brasil, incluindo estudantes das redes estaduais de ensino de estados adicionais como Amapá, Bahia, Maranhão, Pará e Rio Grande do Norte. Esta expansão é um marco no compromisso do governo em promover a inclusão digital e educacional no país.

Um Passo para o Futuro da Educação

Esta iniciativa representa um avanço significativo na integração da tecnologia no processo educativo, reconhecendo a importância do acesso à internet como ferramenta essencial para o aprendizado. O governo demonstra com essa ação o compromisso em nivelar as oportunidades educacionais, independentemente da condição socioeconômica dos estudantes.

To Top