Benefícios

Saque-Aniversário do FGTS mostra o que é preciso sacar no momento

Fundo de Garantia FGTS
Miguel Lagoa/Shutterstock.com

Saque-Aniversário do FGTS mostra o que é preciso sacar no momento O Governo Federal está revisando as condições do saque-aniversário do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), com o objetivo de equilibrar o acesso ao benefício e a saúde financeira do fundo. Segundo o ministro do Trabalho, Luiz Marinho, a ideia é reformular a modalidade introduzida em 2020, que permite aos trabalhadores sacarem uma parte de seus fundos anualmente.

Propostas em Debate

Entre as propostas consideradas, está a redução do período de carência de dois anos para seis meses para aqueles que desejam reverter a opção pelo saque-aniversário e acessar o saldo total em caso de demissão. Outra sugestão é limitar o prazo para a antecipação de saques-aniversário entre três e cinco anos, em contraste com as operações que hoje podem ser estendidas por até 30 anos.

Impacto nas Políticas Habitacionais

A discussão surge em meio a preocupações de que a modalidade possa afetar o financiamento de políticas habitacionais importantes, como o programa Minha Casa, Minha Vida, financiado predominantemente pelo FGTS. O setor da construção civil, em particular, teme a diminuição dos recursos disponíveis para novos projetos.

Estratégias de Consenso

Apesar das divergências entre o Ministério do Trabalho e entidades como a Fazenda e o setor bancário, busca-se uma solução de consenso que preserve os benefícios da modalidade para a economia, ao mesmo tempo em que protege os recursos do fundo para futuras gerações de trabalhadores e projetos habitacionais.

Futuro do Crédito Consignado

Em paralelo, o governo estuda meios de facilitar o acesso ao crédito consignado para os trabalhadores, usando o saldo do FGTS como garantia, o que poderia oferecer uma alternativa de crédito com menos riscos de inadimplência.

Próximos Passos

Nas próximas semanas, não são esperadas propostas legislativas sobre o tema, mas as discussões continuam, visando encontrar um equilíbrio que beneficie tanto os trabalhadores quanto a sustentabilidade do FGTS.

To Top