Benefícios

Aposentados do INSS podem se livrar do IPTU em 2024: veja como

iptu aluguel
minicase/Shutterstock.com

A questão da isenção do IPTU para aposentados vinculados ao Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) ganha destaque à medida que 2024 se aproxima. Este benefício fiscal, embora não seja novidade, permanece pouco conhecido por muitos que poderiam tirar vantagem dele. Com a intenção de esclarecer e orientar, abordaremos os critérios e o procedimento para que aposentados possam usufruir dessa isenção.

Entendendo a Isenção do IPTU para Aposentados

O IPTU, imposto cobrado anualmente sobre propriedades urbanas, pode ser dispensado para aposentados ou pensionistas do INSS que se enquadrem em determinadas condições. O objetivo dessa medida é proporcionar um alívio financeiro para esse segmento, considerando a limitação de renda que a aposentadoria pode impor.

Critérios de Elegibilidade

Os aposentados interessados em obter a isenção do IPTU precisam atender a alguns requisitos básicos:

  1. Possuir apenas um imóvel no qual reside.
  2. Renda mensal não superior a cinco salários mínimos, equivalente a R$7.060,00 atualmente.
  3. O imóvel deve estar registrado no nome do aposentado ou pensionista.

Como Solicitar a Isenção?

O processo de solicitação requer uma visita à prefeitura do município onde o imóvel está situado, com a apresentação de documentos como identidade, CPF, comprovante de renda, e do imóvel. É crucial verificar com antecedência os documentos específicos requisitados pela prefeitura local, pois podem haver variações.

Cálculo do IPTU

O valor do IPTU é determinado com base no valor venal da propriedade, considerando fatores como localização e dimensões. A isenção pode representar uma economia significativa, especialmente em cidades onde o valor do imposto tende a ser mais elevado.

Impacto da Isenção

A isenção do IPTU traz um alívio nas despesas anuais de aposentados, permitindo que direcionem seus recursos para outras necessidades essenciais. Essa economia pode traduzir-se em uma melhoria na qualidade de vida, com possibilidades de investimento em saúde, lazer, e até poupança.

A isenção do IPTU é um direito valioso para aposentados e pensionistas do INSS, capaz de proporcionar um alívio financeiro bem-vindo. Se você é aposentado e se enquadra nos critérios, informe-se sobre o procedimento em sua cidade e aproveite esse benefício. Lembrando que o planejamento e conhecimento dos próprios direitos são fundamentais para uma aposentadoria mais tranquila e segura.

To Top