Benefícios

Cadastro Único com os pagamentos e benefícios gratuitos

Novo Cadastro Único
Foto reprodução MDS

Cadastro Único com os pagamentos e benefícios gratuitos O governo federal está expandindo o leque de benefícios disponíveis aos inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico), graças a parcerias estratégicas com empresas públicas e privadas. Essa iniciativa visa proporcionar não apenas suporte financeiro direto, mas também acesso a programas que oferecem descontos significativos e isenções em serviços essenciais que impactam o orçamento das famílias de baixa renda.

Como Funciona o Cadastro Único

O CadÚnico serve como um mecanismo de identificação e caracterização socioeconômica de famílias brasileiras em situação de vulnerabilidade. Para se inscrever, é necessário que um membro da família, preferencialmente uma mulher e maior de 16 anos, compareça ao CRAS mais próximo, portando documentação de todos os integrantes do lar. As informações coletadas permitem ao governo compreender a realidade dessas famílias e direcionar adequadamente os auxílios disponíveis.

Novidades no CadÚnico: Ampliando o Acesso a Benefícios

As recentes parcerias estabelecidas prometem incrementar os benefícios para os cadastrados, incluindo programas como o CNH Social e a Tarifa Social de energia elétrica.

  • CNH Social: Em colaboração com o Detran, o programa oferece a primeira via da CNH gratuitamente para categorias A ou B, adição de categorias e a cobertura completa do processo de formação para candidatos inscritos no CadÚnico. As vagas e critérios variam de acordo com o estado de residência do interessado.
  • Tarifa Social de Energia Elétrica: Concedida em parceria com empresas de energia, esse programa garante descontos de até 65% na conta de luz para famílias inscritas no CadÚnico, com um desconto ainda maior para comunidades indígenas e quilombolas.

Quem Tem Direito e Como Acessar

Os benefícios do CadÚnico são direcionados a famílias de baixa renda, idosos, pessoas com deficiência e aqueles que necessitam de aparelhos elétricos para tratamentos médicos contínuos. A inscrição nos programas mencionados é automática para os elegíveis, com base nas informações já registradas no CadÚnico. Em caso de dúvidas ou necessidade de atualização cadastral, os interessados devem procurar o CRAS ou a concessionária de energia elétrica local.

Impacto Esperado das Novas Parcerias

A expectativa é que essas novas parcerias tragam um impacto positivo substancial para milhões de brasileiros, aliviando gastos com documentação veicular e despesas com energia elétrica, além de promover a inclusão social e econômica.

To Top