Benefícios

Quem conquista o FGTS Futuro na Caixa

Celular FGTS saques
rafapress/Shutterstock.com

Quem conquista o FGTS Futuro na Caixa O universo imobiliário brasileiro está às vésperas de uma grande transformação com a implementação do FGTS Futuro, um programa inédito que promete facilitar o acesso à casa própria para milhares de famílias. Esperado para entrar em vigor após aprovação pelo Conselho Curador do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), esse novo mecanismo é visto com otimismo por especialistas e construtoras, que antecipam um impulso significativo no segmento popular do mercado.

Como Funciona o FGTS Futuro?

O FGTS Futuro permitirá que os trabalhadores utilizem os depósitos futuros feitos por empregadores no FGTS para abater as parcelas de financiamentos habitacionais, especialmente aqueles contratados através do programa Minha Casa, Minha Vida (MCMV). Essencialmente, os 8% do salário do trabalhador depositados mensalmente pelo empregador no fundo poderão ser direcionados para complementar as parcelas do financiamento, aumentando assim a capacidade de compra do trabalhador.

Impacto no Mercado Imobiliário

Com uma estimativa inicial de beneficiar cerca de 60 mil famílias por ano, o programa FGTS Futuro visa inicialmente a faixa 1 do MCMV, destinada a famílias com renda de até dois salários mínimos. Luiz França, presidente da Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias (Abrainc), destaca o potencial de ampliação do acesso à moradia, ressaltando a importância da medida para reduzir as barreiras financeiras que muitas famílias enfrentam.

Desafios e Oportunidades

Embora a perspectiva seja positiva, especialistas como João Victorino, especialista em Finanças Pessoais, alertam para os desafios que podem surgir, principalmente relacionados à inadimplência em caso de demissão do trabalhador. Existe a possibilidade de interrupção do pagamento das parcelas por um período determinado, mas ainda são necessárias definições claras sobre como proceder nesses casos.

A Reação das Construtoras

Construtoras como a Riviera e a MP já vislumbram o impacto positivo que o FGTS Futuro pode ter nas vendas. Com um grande número de clientes utilizando o FGTS para adquirir imóveis, a expectativa é que a nova modalidade amplie ainda mais o alcance, proporcionando aos compradores uma maior flexibilidade na gestão de seus recursos.

To Top