Benefícios

Imposto de Renda 2024: guia simplifica declaração para aposentados

Consulta ao 5º lote do IR 2022 deve ser liberada nesta sexta-feira (23)
Adao/Shutterstock.com

Com a abertura do prazo para a entrega da declaração do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) 2024, aposentados enfrentam o desafio anual de navegar pelas complexidades da declaração de seus rendimentos. A Receita Federal estipula o último dia para envio das informações como 31 de maio, e é essencial que os aposentados, beneficiários de prioridade no reembolso, estejam bem informados para aproveitar todas as vantagens fiscais disponíveis.

Como Declarar a Aposentadoria? A declaração dos rendimentos de aposentadoria no IRPF segue um processo claro e estruturado, com o objetivo de facilitar o cumprimento das obrigações fiscais pelos idosos:

  • Rendimentos Tributáveis: Importes acima da faixa de isenção devem ser incluídos na categoria “Rendimentos Tributáveis Recebidos de Pessoa Jurídica”.
  • Rendimentos Isentos: Quantias isentas de imposto são relatadas em “Rendimentos Isentos e Não Tributáveis”, sob o código específico 10.
  • Informe de Rendimentos do INSS: A documentação fornecida pelo INSS, detalhando os valores recebidos ao longo do ano, é indispensável para a correta prestação das informações.

Obrigação de Declarar: Quem Está Incluso? Os critérios de obrigatoriedade para a declaração do IRPF por aposentados levam em conta a idade e os rendimentos anuais:

  • Abaixo de 65 anos: Necessário declarar se os rendimentos ultrapassarem R$ 30.639,90.
  • Acima de 65 anos: Beneficiam-se de uma isenção adicional, exigindo a declaração apenas quando os rendimentos excedem R$ 55.381,64.

Dicas para Evitar Erros Antes de iniciar o processo de declaração, é prudente que os aposentados organizem todos os documentos relevantes, com especial atenção ao informe de rendimentos do INSS. Estar ciente das atualizações na legislação tributária que possam impactar a declaração é igualmente importante.

Este novo guia busca simplificar o processo de declaração do IRPF para aposentados, assegurando que possam maximizar as isenções fiscais a que têm direito e cumprir com suas obrigações tributárias de maneira eficaz.

To Top