Benefícios

Suplementação pré-treino: O que é e como usá-la corretamente?

Se você não aguenta mais chegar aos seus treinos cansado e desmotivado, a suplementação pré-treino pode ser algo a se considerar para melhorar a qualidade do seu treinamento esportivo. Mas antes de decidir se essa solução serve para você ou não, é importante saber que todo o processo de suplementação alimentar deve ser feito com segurança e inteligência, sendo sempre acompanhado por um nutricionista.

Neste guia de suplementação pré-treino, você poderá se informar sobre os principais tipos de suplemento, suas funções e onde encontrá-los.

O que é a suplementação pré-treino?

O corpo precisa estar em condições ideais para render ao máximo durante as sessões de treinamento. Uma alimentação desequilibrada antes dos exercícios pode levar a uma performance abaixo do esperado e fará com que você se sinta mais fraco e cansado que o normal.

A suplementação pré-treino foi desenvolvida para combater o mal desempenho e ajudar o esportista a alcançar o rendimento máximo. Os suplementos podem ser consumidos de diversas maneiras: refeições, batidos e pílulas, com diferentes ingredientes e preços.

Segundo Lucas Coppi, responsável pelo site saudaveleforte.com.br, a informação é o mais importante na hora de montar uma dieta pré-treino: “Tudo deve ser feito com o acompanhamento de um profissional e é importante que o esportista saiba exatamente o que está tomando”.

Na maioria dos casos, os suplementos pré-treino são geralmente misturados com uma bebida e ingeridos cerca de 30 minutos antes do início do treino. Ao suprir o corpo com carboidratos extras, a glicose no pré-treino ajuda a elevar os níveis de açúcar no sangue e fornece energia adicional durante a prática.

O que há nos suplementos pré-treino?

Desenvolvidos para ajudar os esportistas em treinamentos intensos, os suplementos pré-treino podem conter açúcar, cafeína e outros estimulantes que aumentam a energia. Ainda assim, vale a pena ler o rótulo dos ingredientes antes de investir em um novo pré-treino.

A cafeína é o ingrediente-chave a ser observado, pois o conteúdo pode variar de leve a alto em alguns suplementos. Em casos extremos, altos níveis de cafeína podem afetar sua saúde. Entre os possíveis efeitos colaterais da suplementação pré-treino estão nervosismo e insônia.

Quais são os ingredientes mais comuns nos suplementos pré-treino?

Creatina: Suplemento popular entre os frequentadores de academias, a creatina está incluída em muitos pré-treinos devido ao seu potencial para aumentar a potência muscular e o desempenho durante o treino.

BCAA: Aminoácidos usados para melhorar a resistência durante o treino e aumentar a força, mantendo a energia celular e apoiando a síntese de proteínas.

Taurina: Encontrada em várias carnes de animais, a taurina é um ácido sulfônico que contribui para o metabolismo das gorduras e combate o estresse oxidativo durante os treinos.

Vitaminas B: As vitaminas B1, B2 B5 e B6 desempenham papéis importantes na produção e eficiência energética, enquanto a vitamina B12 apoia a produção de sangue e a vitamina B3 aumenta o reparo do DNA.

Suplementos pré-treinos naturais

Alguns alimentos também podem cumprir as funções de pré-treino por conterem algumas das substâncias mencionadas acima, como o café, a banana (rica em magnésio e potássio) e a água de coco (rica em eletrólitos, que são uma excelente fonte de energia).

Se supervisionada por um profissional e seguida com precisão, a suplementação pré-treino pode ajudar os esportistas a elevarem a qualidade dos seus treinos e atingirem os seus objetivos com maior facilidade.

To Top