X

Governo do RJ e BNDES fazem acordo sobre Cedae e abrem caminho para concessão

RIO DE JANEIRO (Reuters) – O governo fluminense e o BNDES chegaram a acordo sobre o valor da água que a Cedae venderá ao futuro concessionário, o que pode destravar a concessão da empresa de saneamento do Estado, disseram o banco e membros do governo nesta sexta-feira.

Após o acordo, ainda será preciso vencer etapas como aprovação pelo conselho da Cedae, aprovação da Câmara Metropolitana de Municípios e outros.

“Temos todos os elementos na mesa para avançar”, disse em evento online Cleverson Aroeira, superintendente de estruturação de parceria em Investimentos do BNDES.

“Viramos a chave sobre premissas técnicas para o projeto”, afirmou Nicola Miccione, secretário da Casa Civil do Estado.

Os envolvidos correm contra o tempo para publicar o edital ainda neste ano e viabilizar a concessão das área de distribuição e coleta e tratamento de esgoto no começo de 2021.

O acordo prevê preço de 1,70 real por metro cúbico de água até o quarto ano da concessão, recuando para 1,63 real a partir do quinto ano. O modelo desenhado pelo BNDES previa 1,46 real por metro cúbico, enquanto a Cedae chegou a sugerir 2,30 reais.

A outorga fixa pela concessão da companhia, que atende mais de 60 cidades, foi mantida em 10,6 bilhões de reais. Cerca de 50 municípios aderiram ao modelo.

Relacionadas

“O valor de 1,63 é o mesmo valor que a Cedae vende hoje a concessionária Niteroi. Com essa premissa, a Cedae mantém fluxo de caixa prevê a viabilidade de empresa de forma robusta”, disse Guilherme Mendonça, advogado do BNDES.

Cláudio Castro, governador em exercício do Estado, interveio para superar o impasse sobre preços. Nesta sexta, ele se reuniu o presidente do BNDES, Gustavo Montezano para fechar o valor.

No início do ano, a Cedae apresentou problemas na qualidade da água (cheiro, cor e gosto). Agora, mais de um milhão de pessoas enfrentam desabastecimento por conta de uma problema mecânico em uma elevatória da companhia. O abastecimento só deve ser normalizado perto do Natal.

(Por Rodrigo Viga Gaier; edição de Aluísio Alves)