Benefícios

Entenda como fazer um pedido de revisão de aposentadoria no INSS

meu inss aplicativo previdencia social
rafastockbr / Shutterstock.com

Entenda como fazer um pedido de revisão de aposentadoria no INSS Um dos assuntos mais comentados e noticiados nos últimos tempos sobre aposentadoria é a Revisão da Vida Toda.

Mas muitos aposentados ainda têm dúvidas sobre esse tema, e uma das mais frequentes é se a revisão da vida toda precisa de advogado.

Este artigo vai esclarecer essa questão e ajudá-lo a entender melhor esse direito que pode ser a chave para aumentar o valor da sua aposentadoria.

O que é Revisão da Vida Toda?

A revisão da vida toda é um processo que permite aos aposentados do INSS pedir a reavaliação do valor da sua aposentadoria para que todas as contribuições, inclusive anteriores à 07/1994, entrem no cálculo do benefício.

Isso pode ajudar algumas pessoas a terem um benefício maior, especialmente aquelas que tinham salários mais altos antes de 1994.

A Bocchi Advogados possui um método de análise de revisões que verifica todas as possibilidades e direitos que podem aumentar o valor da aposentadoria ou da pensão. 

Nós fazemos um verdadeiro pente fino no seu benefício para que você tenha a se  valor pode aumentar.

São analisadas as Leis, as decisões da Justiça e as situações particulares de cada beneficiário que podem melhorar o valor do benefício.

O que falta para aprovar a revisão da vida toda?

A Revisão da Vida Toda já foi aprovada pelo Supremo Tribunal Federal, favorecendo os aposentados.

Mas o andamento dos processos estão suspensos aguardando o julgamento de um recurso do INSS.

O que está sendo discutido agora é como serão pagos os atrasados (valores retroativos) para quem ganhar a ação e o direito à revisão.

Como faço para dar entrada na revisão da vida toda?

Para pedir a revisão da vida toda será necessário uma ação judicial.

Apesar da decisão favorável do STF o INSS não vai fazer essa revisão administrativamente e muito menos automaticamente, pois se trata de uma tese criada e aprovada na Justiça.

Assim sendo, você vai precisar de um advogado para entrar com a ação.

Documentos para a Revisão da Vida Toda Para dar entrada no pedido será preciso reunir os documentos necessários para revisão da vida toda que comprovem suas contribuições previdenciárias ao longo dos anos, incluindo aquelas antes de 1994 e principalmente anteriores à 1982, já que o banco de dados do INSS não tem informações dessa época.

Quanto cobra um advogado para fazer o cálculo da revisão da vida toda?

O valor cobrado por um advogado previdenciário pode variar dependendo de vários fatores, como por exemplo:

a experiência do advogado

a complexidade do caso

o trabalho e o tempo necessários

a competência e o renome do profissional

a região de atuação

Esses são alguns dos critérios que a OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) elenca para os advogados determinarem o valor dos honorários.

Além disso, a OAB possui uma Tabela de Honorários que estipula os valores mínimos e máximos que um advogado pode cobrar.

Para você entender o que essa revisão pode fazer pela sua aposentadoria, preparamos um conteúdo especial. Confira: O que muda com a revisão da vida toda?

Quem pode dar entrada na revisão da vida toda?

Pode dar entrada na revisão da vida toda quem:

Se aposentou há menos de 10 anos

Tinha salários altos antes de julho de 1994

Não se aposentou pelas novas regras da Reforma da Previdência de 2019

Além de cumprir com os requisitos para ter direito à Revisão da Vida Toda, é necessário verificar se, de fato, ela irá aumentar o valor da sua aposentadoria.

Para isso é preciso elaborar cálculos complexos e específicos para esse tipo de revisão.

Já nos deparamos com muitos casos em que o pedido de revisão foi feito sem o devido cuidado e uma das seguintes situações desagradáveis aconteceram:

O valor da aposentadoria diminuiu

A aposentadoria foi suspensa

O aumento na aposentadoria foi menor do que poderia ser

Para evitar esses dissabores, o melhor caminho é contar com um advogado especialista em previdência que tenha conhecimento profundo sobre cálculos previdenciários.

Advogado para a revisão da vida toda

Como vimos, você vai precisar de um advogado se quiser fazer o pedido da Revisão da Vida Toda, pois ela só é aceita na Justiça.

Assim sendo, eu recomendo contar com o auxílio de um advogado previdenciário especialista em revisões desde o início, pois ele poderá:

Orientar e ajudar a providenciar as provas e documentos para a ação

Verificar outras possibilidades de revisão

Fazer o cálculo para verificar se de fato o valor da aposentadoria irá aumentar

Dar entrada e acompanhar o pedido do início do processo até o fim

A Revisão da Vida Toda pode ser uma oportunidade de garantir que você receba uma aposentadoria justa e condizente com o que contribuiu ao longo dos anos.

Busque informações e orientação de um profissional de sua confiança o quanto antes para analisar seus direitos, pois há um prazo limite para solicitar a correção da sua aposentadoria do INSS.

Parceiro: Bocchi Advogados

To Top