Benefícios

Como os aposentados e pensionistas do INSS podem evitar os golpes

INSS Beneficios Previdencia
Leonidas Santana/Shutterstock.com

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) tem emitido alertas sobre uma série de golpes visando os beneficiários, com táticas que incluem ligações, mensagens e e-mails fraudulentos.

Para ajudar a população a se defender, identificamos os cinco golpes mais comuns e oferecemos dicas de proteção:

Golpe da Nova Perícia ou Exigência a Cumprir: Fraudadores ligam solicitando remarcação de perícias ou cumprimento de exigências para obter informações pessoais. Nunca compartilhe dados pessoais por telefone e exija pedidos oficiais pelo sistema Meu INSS.

Golpe dos Valores Atrasados: Prometem liberar pagamentos atrasados mediante o pagamento de uma “taxa”. Lembre-se: o INSS não cobra para liberar pagamentos pendentes.

Golpe do Benefício Bloqueado: Informam sobre o bloqueio do benefício e solicitam informações pessoais para desbloqueio. Não forneça dados por telefone ou e-mail.

Golpe da Revisão de Benefício: Falsos advogados oferecem aumentar o valor do benefício através de ações judiciais inexistentes. Consulte apenas profissionais credenciados e desconfie de promessas de aumentos fáceis.

Golpe do Link Falso: Mensagens com links para atualização de dados ou resolução de pendências. Evite clicar em links suspeitos ou fornecer informações em sites não oficiais.

Como se Proteger:

  • Confirme informações pelo sistema Meu INSS ou pelo aplicativo oficial.
  • Desconfie de solicitações de dados por telefone, e-mail ou mensagens.
  • Em dúvida, contate a Central Telefônica 135 do INSS.
  • Mantenha-se informado por canais oficiais sobre seus direitos e deveres como beneficiário.
To Top