Benefícios

Jornada de Trabalho de 4 dias no Brasil: Entenda

inss calculadora carteira de trabalho
Elton Abreu/ Shutterstock.com


A iniciativa legislativa que promete transformar a dinâmica do mercado de trabalho no Brasil, implementando uma jornada de trabalho reduzida para até 30 horas semanais, corresponde a quatro dias de trabalho, mantendo o salário inalterado, foi proposta no Senado Federal. Sob a liderança dos senadores Weverton (PDT-MA) e Paulo Paim (PT-RS), o Projeto de Lei nº 1.105/2023, atualmente em análise pela Comissão de Assuntos Sociais (CAS), busca uma mudança substancial na Consolidação das Leis do Trabalho (CLT). A proposta incentiva acordos entre empregados e empregadores para uma jornada de trabalho mais curta, visando aumentar a qualidade de vida dos trabalhadores e a produtividade nas empresas.

Este movimento no Brasil se alinha a tendências internacionais, onde países como Reino Unido, Espanha, França, Portugal e Japão já experimentam modelos de trabalho flexíveis, indicando resultados positivos para o bem-estar, satisfação e produtividade dos trabalhadores. A iniciativa chilena de adotar uma semana de trabalho de 40 horas destaca a América Latina nesta discussão, enquanto no Brasil, projetos-piloto como The 4-Day Week Global e Reconnect Happiness at Work começam a explorar os benefícios de uma semana de trabalho mais curta.

Empresas brasileiras como a Editora MOL, Smart Duo e T4S – Thanks for Sharing Comunicação já estão testando esta nova modalidade, registrando um crescente interesse em suas vagas. A agência de comunicação Shoot, que reduziu sua jornada de trabalho para quatro dias e a carga horária diária para seis horas em janeiro de 2022, reportou um aumento significativo no interesse por suas vagas, superior a 300%.

Este projeto de lei representa um passo importante na modernização das leis trabalhistas brasileiras, abrindo caminho para um debate mais amplo sobre práticas trabalhistas, buscando um equilíbrio mais justo entre vida profissional e pessoal, sem comprometer a economia e a produtividade empresarial.

To Top