Benefícios

Confira os tipos de acidente de trabalho

INSS Previdência Social PIS-PASEP carteira
Fotografia de MixVale.com.br

Acidentes de trabalho são situações inesperadas que podem ocorrer durante as atividades profissionais, podendo resultar em lesões, incapacidades temporárias ou permanentes para os trabalhadores. Para entender melhor esses incidentes e os direitos dos trabalhadores envolvidos, é importante conhecer os tipos de acidente de trabalho e seus exemplos.

O Que Constitui um Acidente de Trabalho?

Um acidente de trabalho é definido como um evento não planejado que ocorre durante o exercício do trabalho ou em relação a ele, resultando em lesão corporal, perturbação funcional, incapacidade temporária ou permanente, total ou parcial, ou até mesmo morte do trabalhador. Esses incidentes podem ocorrer em uma variedade de ambientes e setores de atividade, desde escritórios até locais industriais, agrícolas e de construção.

Classificação dos Tipos de Acidente de Trabalho:

Os tipos de acidente de trabalho podem ser classificados de acordo com a natureza e as circunstâncias do incidente. As três principais categorias incluem:

  1. Acidentes Típicos: Ocorrem no local de trabalho durante o expediente do trabalhador. Exemplos incluem quedas, colisões, impactos, lesões por esforço repetitivo, exposição a substâncias tóxicas, entre outros.
  2. Acidentes Atípicos: São eventos específicos que podem implicar na repetição de atividades ou doenças relacionadas ao trabalho. Exemplos incluem acidentes durante o horário de almoço, agressões ou sabotagem.
  3. Acidentes de Trajeto: Ocorrem durante o deslocamento do trabalhador da casa para o trabalho e vice-versa. Isso inclui acidentes de trânsito envolvendo veículos próprios ou transporte público.

Exemplos de Acidentes de Trabalho:

  1. Quedas: Escorregões, desequilíbrios ou quedas de locais elevados.
  2. Colisões: Entre veículos, equipamentos ou objetos.
  3. Lesões por Esforço Repetitivo (LER) e Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho (DORT): Lesões causadas por movimentos repetitivos ou posturas inadequadas.
  4. Exposição a Substâncias Tóxicas: Inalação de gases tóxicos ou contato com produtos químicos prejudiciais.
  5. Acidentes de Trânsito: Envolve veículos durante o trabalho, como motoristas de entrega ou caminhoneiros.
  6. Acidentes Elétricos: Choques elétricos ou queimaduras causadas por eletricidade.
  7. Incêndios e Explosões: Lesões resultantes de incêndios ou explosões.
  8. Quedas de Altura: De escadas, andaimes ou plataformas elevadas.
  9. Acidentes com Máquinas e Equipamentos: Lesões causadas por maquinaria industrial.
  10. Acidentes por Equipamentos de Proteção Individual (EPI) inadequados: Lesões devido ao uso incorreto de EPIs.

Direitos dos Trabalhadores em Caso de Acidente de Trabalho:

Os trabalhadores que sofrem acidentes de trabalho têm direitos garantidos pela legislação trabalhista e previdenciária. Alguns desses direitos incluem estabilidade provisória no emprego, afastamento remunerado, assistência médica e hospitalar, aposentadoria por invalidez, entre outros.

É importante que os trabalhadores estejam cientes de seus direitos e sigam os procedimentos adequados para requerer os benefícios junto ao INSS, garantindo assim uma proteção adequada em casos de acidente de trabalho.

To Top