Benefícios

Criminosos usam o IPVA para aplicar golpes em condutores

detran renavam ipva cnh
Fotografia de MixVale.com.br

Com a proximidade do período de pagamento do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA), golpistas estão agindo de forma sofisticada para ludibriar os desavisados. Uma nova campanha de phishing identificada pela empresa de cibersegurança Kaspersky está oferecendo falsos descontos de 50% no IPVA, com a opção de pagamento via Pix, em um esquema que pode resultar em prejuízos financeiros para as vítimas.

Os criminosos enviam e-mails bem elaborados, sem erros ortográficos, oferecendo supostas oportunidades de emissão de guias de pagamento do IPVA com desconto. Ao clicar em links fornecidos nos e-mails, os usuários são redirecionados para sites fraudulentos, onde suas informações pessoais e detalhes do veículo são interceptados.

Por meio de uma técnica conhecida como “man-in-the-middle”, os golpistas conseguem obter o valor real do IPVA do órgão de trânsito, conferindo maior credibilidade ao golpe. Ao prometerem um desconto atrativo, os criminosos induzem as vítimas a realizar o pagamento via Pix, transferindo os fundos para contas controladas por eles.

A Secretaria estadual de Fazenda do Rio de Janeiro enfatizou que não aceita pagamentos por Pix e orientou os contribuintes a emitirem a guia de pagamento apenas por meio dos sites oficiais da Secretaria de Fazenda e do banco Bradesco.

Para se proteger contra esse tipo de golpe, especialistas recomendam desconfiar de e-mails que oferecem descontos excessivos, verificar cuidadosamente os links antes de clicar, manter o software antivírus atualizado e estar ciente das táticas de phishing.

Com a evolução dos ataques cibernéticos, é fundamental que os usuários estejam alertas e conscientes, evitando fornecer informações pessoais ou financeiras em sites suspeitos e buscando confirmar a autenticidade de mensagens antes de agir.

To Top