Benefícios

Benefícios que podem ser liberados pelo INSS

INSS previdencia social
Marcelo Camargo/Agência Brasil

Muitos brasileiros desconhecem os benefícios oferecidos pela Previdência Social ou têm dificuldade em compreendê-los completamente. Com dezenas de atendimentos diários, observamos que muitos clientes poderiam ter requerido benefícios há anos, mas por falta de informação deixaram de receber quantias significativas do INSS.

Para evitar que você perca essa oportunidade, preparamos este artigo para explicar todos os benefícios da Previdência Social, com dicas sobre como descobrir se você tem direito a algum deles.

O Que É a Previdência Social?

A Previdência Social é um seguro público obrigatório para todos os que exercem uma atividade remunerada. Os trabalhadores contribuem mensalmente para terem direito a diversos benefícios, incluindo a aposentadoria. Esses benefícios são financiados pelas contribuições dos trabalhadores.

Quais São os Benefícios?

  1. Aposentadoria por Idade ou Programável: Destinada a quem atingiu a idade mínima e o tempo de contribuição exigidos.
  2. Aposentadoria por Tempo de Contribuição: Requer tempo de contribuição superior ao exigido para a aposentadoria por idade.
  3. Aposentadoria Especial: Para profissionais que trabalharam em condições insalubres ou perigosas.
  4. Auxílio-Doença ou por Incapacidade Temporária: Concedido a quem fica temporariamente incapaz de trabalhar devido a doença ou acidente.
  5. Auxílio-Acidente: Indenização para quem sofreu acidente e ficou com sequelas que reduzem sua capacidade de trabalho.
  6. Aposentadoria por Invalidez ou por Incapacidade Permanente: Destinada a quem está permanentemente incapaz de trabalhar.
  7. Pensão por Morte: Paga aos dependentes de um segurado que faleceu.
  8. Auxílio-Reclusão: Destinado aos dependentes de um segurado preso em regime fechado.
  9. Salário-Maternidade: Concedido às seguradas que acabaram de dar à luz.
  10. Salário-Família: Pago aos segurados de baixa renda com filhos menores de 14 anos.
  11. Benefício de Prestação Continuada (BPC) – LOAS: Destinado a idosos ou pessoas com deficiência de baixa renda.
  12. Seguro-Defeso: Para pescadores artesanais durante o período de defeso.

Como Requerer Um Benefício?

Reúna os documentos necessários e faça o requerimento diretamente no INSS, seja pelo telefone 135 ou pelo Meu INSS online.

Login único para serviços do INSS pode ser realizado de que forma

O Ministério da Economia, em conjunto com o Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro) e a Empresa de Tecnologia e Informações da Previdência Social (Dataprev), lançou uma solução inovadora para simplificar o acesso aos serviços públicos digitais do Governo Federal: o Login Único.

O Que é o Login Único?

O Login Único é uma plataforma digital que permite aos usuários acessarem diversos serviços públicos digitais utilizando apenas um usuário e senha. Além de facilitar o acesso ao Meu INSS, o Login Único integra-se a todos os serviços públicos digitais que adotam essa plataforma, garantindo praticidade e segurança aos cidadãos.

Como Funciona?

Com o Login Único, o cidadão pode acessar os serviços públicos digitais do Governo Federal de forma simples e segura, utilizando um único conjunto de credenciais. Isso significa que não é mais necessário criar múltiplas contas ou memorizar diferentes senhas para acessar diferentes serviços.

Como Acessar?

Para acessar o Login Único, basta visitar o site faq-login-unico.servicos.gov.br pelo computador ou celular. Para os novos usuários, é possível realizar o cadastro clicando em “crie sua conta”. O acesso pode ser feito utilizando o CPF como usuário e a senha escolhida durante o cadastro. Além disso, é possível utilizar certificado digital de Pessoas Físicas ou Jurídicas compatíveis com ICP-Brasil.

Atenção: Suporte Específico

É importante ressaltar que o suporte oferecido pelo Login Único é exclusivamente destinado a questões relacionadas à criação de conta e login na plataforma. Dúvidas sobre os serviços do INSS devem ser direcionadas aos canais de atendimento específicos do Instituto Nacional do Seguro Social.

Com o Login Único, o acesso aos serviços públicos digitais do Governo Federal torna-se mais acessível e conveniente para todos os cidadãos, promovendo a inclusão digital e a eficiência na prestação de serviços.

To Top