Eduardo Castro

Eita, política sem jeito…

Fotos ilustrativas

colunista_eduardoferreira


É incrível, mas parece que os anos passam, as pessoas são outras, mas… a postura política continua a mesma. Inacreditavelmente, mesmo diante de tantas mazelas na vida política deste país, o comportamento de muitos dos postulantes aos cargos eletivos continua bastante igual ao de sempre. Continuam acreditando e confiando que os eleitores tem memória curta; que os eleitores não se lembrarão de mais nada do que aconteceu no passado, mesmo que esse passado seja muito recente; que os discursos bonitos ganharão os votos necessários para viabilizar o projeto (pessoal) político… enfim, as mesmas histórias, a mesma retórica.

b14e16ac-2801-4293-8e6e-c48710fb666a




Não é difícil perceber isso! Basta prestar um pouquinho de atenção nas falas e discursos dos que já se lançaram ou estão em vias de se apresentar como candidatos a qualquer um dos cargos eletivos do próximo pleito – vereador ou prefeito. A estratégia é a mesma: detonar os adversários, desqualificando-os o quanto puder. Muitas vezes, até trazendo fatos da vida particular dos concorrentes. Preocupação com a ética? Nenhuma! E, apesar disso, colocam-se como a melhor opção para os eleitores por sua vida de conduta moral impecável e por sua ética irretocável. Como assim? Alguém que utiliza o momento político para denegrir o concorrente, sem nenhuma ética, pode se vangloriar de uma postura impecável, irrepreensível?

2895177a-2344-4abf-969b-9f2ab2b9ae28

Fico pensando por que os “interessados em trabalhar pela cidade” não apresentam seus projetos, seu plano de trabalho. O máximo que ouvimos são “ideias” soltas. Ora, ideias para melhorar o espaço em que se vive todos os eleitores, seguramente, também têm. A questão é transformar estas ideias em projetos com começo, meio e fim. Com a indicação das fontes de recursos que serão utilizadas para a concretização destes projetos. No entanto, dificilmente se vê alguém com competência para tal! A “coisa” funciona mais ou menos assim: faz-se uma sondagem junto aos munícipes com
o intuito de se detectar o que mais os aflige, o que mais os incomoda. Observa-se, também, tudo aquilo que não está funcionando como deveria. Depois disso, elabora-se um discurso “salvador da pátria”, no qual se afirma ou, mais ainda, garante-se que estas aflições não existirão mais e todos os problemas serão resolvidos, mesmo que sejam questões de competência das esferas estadual e federal, ou seja, que não têm como serem solucionados na esfera do executivo municipal. Mas, a ideia é a seguinte: como a maioria dos eleitores “não entendem nada destes assuntos mesmo…” (é o que pensam os potenciais candidatos) podemos prometer até o que não depende de nós, desde que crie a ilusão no eleitor de que aquela angústia que tanto o desespera será resolvida.




Soma-se a esse discurso a estratégia da destruição dos concorrentes, especialmente daqueles que já ocuparam cargos públicos e pretendem voltar a ocupar ou, ainda, decidem apoiar alguém.

E, para consolidar o projeto (pessoal) político, o postulante e potencial candidato vai agregando “sujeitos” que “absolutamente interessados no progresso da cidade e jamais em vantagens pessoais advindas do apoio político oferecido” vão replicando o discurso do(s) “salvador(es) da pátria” por todos os meios e de todas as formas possíveis.

É lamentável que diante do atual cenário político vivido no país, continuemos a conviver com posturas como as descritas neste artigo. Pessoas que propõem o “novo” e o fazem de maneira “velha”. Parece que temos “o mais do mesmo”! É importante registrar aqui que parte significativa dos eleitores está pensando e enxergando a política com outros olhos. É fundamental perceber que está em curso no país a construção de uma nova consciência política. Não será mais aceitável nenhum candidato se promover a partir da “desgraça” do outro. Vamos melhorar o nível político deste país! Vamos respeitar a inteligência dos eleitores! Vamos tratar de projetos e não de pessoas!

Plantão de Notícias 24h - Whatsapp 012 98143 0089 | Notícias do Vale do Paraíba, Sul de Minas e Sul Fluminense

@Instagram

  • Brinquedo desaba e fere 11 em parque de diverses dehellip
  • Menor de 16 anos  apreendido com crack e cocanahellip
  • Caixa Econmica comea a pagar hoje abono do PISPasep hellip
  • Jovem de 18 anos  assassinado com 10 tiros emhellip
  • Parque Nacional do Itatiaia registra madrugada mais fria do anohellip
  • Marido espanca mulher e  preso pela PM de Cruzeirohellip
  • Polcia Militar de Cruzeiro prende traficante de 19 anos comhellip
  • Deficiente mental de 14 anos morre espancado em So Joshellip

Copyright © 2017 Mix Vale

To Top
error: