Benefícios

INSS: Dataprev confirma início de prova de vida

INSS: Dataprev confirma início de prova de vida. A Dataprev confirmou que o projeto piloto do uso de biometria na prova de vida dos segurados do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) será iniciado em agosto, em 15 municípios de diferentes regiões do país. O objetivo é que idosos possam cumprir a exigência sem precisar ir até uma agência bancária, principalmente aqueles com mais dificuldades de locomoção. Quem preferir, porém, poderá continuar fazendo a prova de vida de forma presencial nas agências.

A novidade havia sido anunciada pelo INSS no fim de julho. De acordo com a Dataprev, esse piloto irá contemplar duas tecnologias, tanto a biometria facial, quanto por impressão digital. A expectativa é que, com o resultado dessas experiências e com base nas informações que o governo já possui da população, seja possível realizar a prova de vida a partir da voz e utilizar a validação biométrica para outros serviços.

Gestor do projeto na Dataprev e gerente do Departamento de Inovação, William Veronesi explica que uma das bases de dados a ser usada para a conferência das informações será a do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que já possui cerca de 100 milhões de dados biométricos. 

“Ao acessar o Meu INSS, o segurado encontrará a nova funcionalidade Prova de Vida. O sistema passará, então, a dar as orientações ao segurado, como posicionar a mão na frente da câmera do smartphone para que seja feita a captura das digitais e a conferência com a base do TSE. No caso do reconhecimento facial, outras instruções serão repassadas, como movimentar a cabeça, piscar, olhar para cima, para baixo ou para os lados, comprovando com os movimentos que ele está vivo”, explica.

Idosos que não possuem smartphone ou que tenham alguma dificuldade com o uso de tecnologia podem solicitar ajuda para fazer a comprovação de forma remota.

“A validação biométrica a distância pode ser feita usando qualquer smartphone. Então, uma pessoa mais familiarizada com o aparelho pode segurá-lo e passar as orientações ao beneficiário, como olhar para a câmera e dizer quais sinais ele deve fazer”, diz.

O resultado, confirmando ou não a prova de vida, é informado logo após o procedimento.

O post INSS: Dataprev confirma início de prova de vida apareceu primeiro em Mix Vale.

To Top