Benefícios

Proposta do Imposto Único prevê reduzir a desigualdade

Imposto Único Federal: Conheça a proposta de Guedes que pode entrar em vigor ainda este ano

Proposta do Imposto Único prevê reduzir a desigualdade. Estudo do Ipea sobre as propostas de reforma tributária no Congresso mostra que a unificação de impostos sobre o consumo, com alíquotas iguais para todos os produtos e serviços, reduziria a desigualdade do sistema fiscal brasileiro. Baixe o Aplicativo Gratuito do Portal Mix Vale

Haveria impacto positivo para 90% da população e negativo para os 10% mais ricos.

A tributação do consumo é regressiva, ou seja, quanto mais pobre o cidadão, maior a carga tributária para ele. Já os impostos sobre a renda são progressivos, punindo quem tem mais recursos.

Chegou ao fim a multa adicional de 10% do FGTS sobre as demissões sem justa causa para o Empresários

Uma melhora mais significativa nessa desigualdade, no entanto, dependerá da maneira como será implementada outra iniciativa das reformas, que é a criação de um sistema de devolução de parte dos tributos para os mais pobres.

De acordo com o estudo, os cinco tributos que serão unificados pela proposta da Câmara (os federais IPI, PIS e Cofins, o estadual ICMS e o municipal ISS) representam 27% da renda dos 10% mais pobres. Para os 10% mais ricos, o peso atual é de 10% da renda.

A fusão de cinco tributos prevista nas reformas atenua um pouco o perfil regressivo da tributação do consumo, representando 24% da renda do décimo mais pobre e 11% da renda dos mais ricos. (Folha)

O que faz o INSS cancelar o pagamento do BPC-Loas?

To Top