Benefícios

Dicas para ajudar os idosos a se prevenirem na internet contra Golpes

Bullard diz que credibilidade do Fed está em jogo na luta contra inflação
Marcelo Camargo/Agência Brasil

Dicas para ajudar os idosos a se prevenirem na internet contra Golpes Especialista ensina como auxiliar a população de terceira idade a não cair nas armadilhas mais comuns da internet.

É cada vez maior no Brasil o público de idosos que navega na internet. Segundo uma pesquisa realizada pela CNDL (Confederação Nacional dos Dirigentes Lojistas) e pelo SPC, o percentual de pessoas acima de 60 anos que acessa a rede mundial subiu 42% entre 2018 e 2021 no país.

Com essa expansão, aumenta a necessidade de ampliar a discussão sobre a segurança cibernética desses usuários. Especialmente pela falta de familiaridade com ameaças e proteções, os idosos são vítimas preferenciais de golpes de phishing e outros ataques por meio eletrônico.

Segundo a pesquisa, os aplicativos que os idosos mais usam são as redes sociais (72%), transporte (47%) e bancos (45%), além de fazerem compras online. Entre os produtos mais adquiridos, os principais são eletroeletrônicos (58%), medicamentos (49%) e eletrodomésticos (47%).

“Nunca houve um momento melhor para ajudar os idosos a se protegerem online. Mesmo que eles usem dispositivos altamente seguros e tenham um software antivírus instalado, uma senha ruim pode ser a ruína. Embora a segurança cibernética para a terceira idade possa parecer esmagadora, a maioria dos ataques pode ser evitada com algumas etapas simples e conhecimento”, afirma Dean Coclin, diretor de desenvolvimento da DigiCert.

Ele listou sete dicas para ajudar os idosos a configurar seus dispositivos e ampliar sua segurança cibernética.

Senhas fortes

“É importante lembrar os idosos de bloquear seus dispositivos e contas. Assim como bloqueios diferentes, algumas senhas são mais eficazes que outras. Se os dispositivos forem perdidos ou roubados, senhas fortes garantirão que eles não possam ser acessados. Também é possível recomendar um gerenciador de senhas, dependendo de quantas o usuário deve gerenciar.

Os gerenciadores de senhas simplificam o que os idosos devem memorizar; em vez de várias senhas diferentes, eles só precisam de uma senha segura para fazer logon, e o gerente pode gerar senhas seguras para todo o resto. Os gerenciadores de senhas podem ser usados ​​em vários dispositivos e as senhas também podem ser compartilhadas com outras pessoas de maneira segura.”

Proteger as senhas

“É importante ensinar os idosos a não deixar senhas escritas espalhadas pelo computador ou celular. Embora muitos queiram anotar suas senhas para ajudar a memória, isso também pode ajudar um invasor a fazer login. Se eles insistirem em anotar senhas, o ideal é que não escrevam uma nota adesiva na área de trabalho. Eles devem anotar as senhas em um local seguro de que eles possam lembrar, e que apenas você e eles conheçam.”

Cuidado com phishing

“Os idosos são especialmente propensos a acessar emails fraudulentos, telefonemas e contas de mídia social. Ensine-os a não clicar em links nem baixar nada se houver alguma dúvida sobre sua legitimidade. Incentive-os a acessar diretamente a página oficial das empresas e entrar em contato diretamente com o suporte ao cliente.

Outra maneira fácil de detectar phishing é observar erros de digitação ou gramática incorreta. Se Amazon estiver escrito ‘amzon.com’ no email, é um sinal de que é uma tentativa de phishing. Além disso, se um email tem um senso de urgência, com pedido de dinheiro ou relato de problema com uma conta bancária ou impostos, certifique-se de que os idosos pensem duas vezes antes de responder à solicitação. Lembre-os de que, se tiverem alguma dúvida sobre uma mensagem, devem excluí-la ou entrar em contato diretamente com a empresa.”

Usar um bom programa antivírus

“Malware, ou qualquer programa que possa danificar seu computador, é uma das ameaças de segurança cibernética mais comuns contra idosos. O malware geralmente pode infectar seu dispositivo sem que você saiba e, como consequência, provoca de ameaças sérias a pequenos aborrecimentos. Um bom programa antivírus pode bloquear qualquer tipo de malware em tempo real. Alguns programas antivírus também podem vir com gerenciadores de senhas, ferramentas anti-phishing, VPNs e muito mais.”

Verificar a legitimidade dos sites

“Ao fazerem compras online ou navegarem nas redes sociais, os idosos podem estar especialmente vulneráveis ​​a sites falsos ou contas falsas. Antes de compartilharem qualquer informação ou comprarem de um site, os idosos devem verificar os indicadores de confiança.

Isso inclui: observar se há erros de ortografia na página da web, checar a identidade do site, verificar se o protocolo https de navegação segura está ativado, olhar se há selos como Norton ou DigiCert ou uma declaração de privacidade e também se há informações de contato da empresa.

Se houver alguma dúvida, não se deve fazer compra no site nem inserir informações. Por exemplo, se os negócios são bons demais para ser verdadeiros, eles provavelmente não são reais.”

Definir atualizações para se instaladas automaticamente

“As atualizações de software ajudam a proteger contra as vulnerabilidades atuais. Os desenvolvedores geralmente enviam atualizações para proteger contra pontos fracos conhecidos, por isso é aconselhável instalá-lss imediatamente antes que um invasor possa tirar proveito.

Você pode configurar computadores e dispositivos para instalar automaticamente atualizações de software, que é a maneira mais fácil de manter os programas atualizados. Além disso, atualizações de anúncios pop-up ou emails podem ser malwares. Portanto, configurar as atualizações para ser instaladas automaticamente significa que elas não precisam ser clicadas em nenhuma solicitação de atualização que possa conter malware.”

Sempre sair de contas e sites

“Simplesmente sair de contas e dispositivos pode ajudar a proteger a segurança dos idosos. Lembre-os de que eles nunca devem ficar conectados à conta em computadores públicos, como os da biblioteca. Mesmo em casa, isso deve ser feito. É aqui que ter um gerenciador de senhas facilitará o login a cada vez.”

Quando os idosos pedirem ajuda no computador, reserve um tempo para garantir que eles também estejam seguindo as práticas recomendadas de segurança na web. Mesmo que os riscos sejam relativamente baixos, os ataques cibernéticos têm consequências graves. Ensinar os idosos agora a praticar bons hábitos de segurança economizará tempo e dor de cabeça no futuro. Fonte: R7

To Top