Golpes contra aposentados e pensionistas do INSS: saiba como evitar
Receber uma ligação ou mensagem de alguém se passando por representante do INSS é um sinal de alerta. Recentemente, tem havido um aumento nos casos de golpes contra segurados do INSS, e é importante estar informado para se proteger.
1. Golpe da Ligação para Agendamento de Perícia ou Informação de Exigência
Durante a pandemia da Covid-19, algumas perícias médicas foram adiadas, levando os servidores a ligarem para os segurados para remarcar. No entanto, criminosos aproveitam essa situação para obter informações pessoais ou documentos dos segurados. Fique atento às informações solicitadas e sempre peça para que as solicitações sejam feitas através do sistema Meu INSS.
2. Golpe da Promessa de Valores Atrasados
Estelionatários entram em contato prometendo valores atrasados do benefício, mas exigem uma taxa para liberá-los. Lembre-se: o INSS nunca cobra para liberar o pagamento de valores atrasados. Desconfie de qualquer pedido de pagamento para liberar um benefício.
3. Golpe do Benefício Bloqueado
Criminosos informam que o benefício está bloqueado e solicitam informações pessoais para desbloqueio. Nunca informe seus dados pessoais ou bancários por telefone. O INSS não pedirá atualização de cadastro por telefone, e-mail ou outros meios.
4. Golpe da Promessa de Aumento do Benefício
Alguns golpistas prometem aumentar o valor do benefício em troca de pagamento de taxas. Aumentos no benefício só podem ocorrer através de ação judicial de revisão de aposentadoria. Desconfie de promessas de aumento sem embasamento legal.
5. Golpe com Link em Mensagem Falsa
Mensagens com links fraudulentos são enviadas, solicitando atualização de dados ou informando pendências no CPF. Nunca clique em links suspeitos e nunca forneça informações pessoais através desses links.
Como se Proteger?
- O INSS nunca solicitará seus dados pessoais por telefone, e-mail, aplicativos de mensagens ou outros meios. Se alguém pedir, desconfie.
- Nunca informe dados como CPF, senha ou número de cartão por telefone.
- Mantenha-se informado sobre o andamento dos seus requerimentos através do sistema Meu INSS.
- Baixe o aplicativo do Meu INSS para fazer consultas mais rápidas e seguras.
- Confirme qualquer ligação suspeita ligando para a Central Telefônica 135 do INSS.
Fique atento e proteja-se contra golpes que visam prejudicar os aposentados e pensionistas do INSS. Seja vigilante e mantenha suas informações pessoais em segurança.