Benefícios

Aposentadoria Especial do INSS com os requisitos atualizados

INSS MEU INSS APOSENTADORIA SAQUES
rafapress/Shutterstock.com

Aposentadoria Especial do INSS com os requisitos atualizados Trabalhadores que dedicam suas vidas a atividades em ambientes insalubres, expondo-se a riscos à saúde, têm o direito de solicitar a aposentadoria especial. Esta modalidade visa compensar os riscos enfrentados no ambiente de trabalho, permitindo uma aposentadoria mais cedo em comparação com as regras gerais. Após a reforma da Previdência, surgiram dúvidas sobre os novos critérios para garantir esse benefício.

O que é a Aposentadoria Especial?

A aposentadoria especial é destinada a profissionais que atuam sob condições que prejudicam a saúde, como exposição a agentes químicos, físicos ou biológicos. Esses trabalhadores podem se aposentar com 15, 20 ou 25 anos de contribuição, dependendo do grau de exposição aos riscos.

A reforma da Previdência trouxe novas regras de transição para a aposentadoria especial. Agora, além de comprovar a exposição a ambientes nocivos, é necessário cumprir uma pontuação que soma idade e tempo de contribuição. Para mulheres, são necessários 91 pontos e para homens, 101 pontos.

Quem Pode Solicitar?

Podem solicitar a aposentadoria especial trabalhadores que comprovem exposição a agentes nocivos à saúde, tais como técnicos de enfermagem, bombeiros, trabalhadores da indústria química, entre outros. A comprovação se dá por meio de documentação fornecida pela empresa, como o Perfil Profissiográfico Previdenciário (PPP).

Interessantemente, os beneficiários da aposentadoria especial têm a opção de continuar no mercado de trabalho, desde que em atividades que não envolvam a exposição aos mesmos riscos anteriormente enfrentados.

Para quem acredita ter direito a este benefício, a orientação é procurar um advogado especializado em direito previdenciário. Esse profissional poderá oferecer um direcionamento adequado, revisar a documentação necessária e orientar sobre os melhores passos a seguir para garantir o direito à aposentadoria especial.

A aposentadoria especial é um reconhecimento do desgaste sofrido por trabalhadores em ambientes insalubres e uma forma de proteção a esses profissionais. Informar-se corretamente e buscar apoio jurídico são passos essenciais para garantir esse benefício.

To Top