Pular para o conteúdo
Menu
Mix Vale

Uma expedição internacional encontrou 31 espécies marinhas potencialmente novas no Atlântico Sul, ao largo da costa brasileira. O trabalho durou duas semanas, foi feito entre maio e junho de 2026 a bordo do navio de pesquisa Falkor (too), operado pelo Schmidt Ocean Institute.

Entre os organismos há animais translúcidos e com muitas pernas, como o verme-teia-de-aranha do gênero Tomopteris, além de um peixe em fase larval de aspecto incomum. O grupo ocupa toda a coluna d’água, da superfície a mais de quatro mil metros, mas pouco se sabe sobre seus hábitos.

Siga o Mix Vale no Google e veja nossas notícias primeiro

Onde os pesquisadores buscaram as espécies: a zona mesopelágica

A missão concentrou os esforços na zona mesopelágica, faixa do oceano entre cerca de 180 e 1.000 metros de profundidade, situada entre a luz da superfície e o fundo. Pesquisadores descrevem esse ambiente como o menos explorado do planeta, apesar de abrigar grande quantidade de vida. A pressão da água nessa profundidade torna qualquer coleta extremamente difícil.

fundo do oceano

Uma lula-de-vidro juvenil foi capturada pelo ROV SuBastian a 779 metros no Atlântico Sul. O registro foi feito a bordo do R/V Falkor com um protótipo de câmera macro multiview, desenvolvido pelo Dr. Jan Hemmi, da Universidade da Austrália Ocidental, em parceria com a Dra. Karen Osborn, do Museu Nacional de História Natural Smithsonian. O aparelho fotografa o animal de três ângulos ao mesmo tempo, o que reduz a perturbação e preserva cor, postura e detalhes anatômicos que se perderiam após a coleta.

Karen Osborn, cientista-chefe da expedição, afirmou em comunicado que a zona mesopelágica é o maior habitat da Terra e ainda guarda animais que a ciência mal começou a entender. Segundo ela, a variedade de estratégias de sobrevivência nesse ambiente a motiva a continuar fazendo perguntas sobre o oceano.

Um peixe larval longo, fino e translúcido foi observado a 966 metros em um mergulho com o veículo SuBastian. O Dr. Marcelo Melo, especialista em taxonomia e evolução de peixes de águas profundas do Instituto Oceanográfico da Universidade de São Paulo, vai identificar a forma adulta que o animal terá.

Continue lendo: Life360 estreia Percurso ao Vivo no Brasil e no México

Equipamentos que permitiram estudar animais sem danificá-los

O R/V Falkor levou o robô SuBastian, uma câmara de realidade virtual e um microscópio de rastreamento de micróbios instalado em roda giratória. A equipe também usou um microscópio confocal de roda giratória, apelidado de “Lula”, que permitiu observar estruturas celulares vivas dentro de organismos pela primeira vez.

Um polvo fêmea da espécie Haliphron atlanticus foi flagrado comendo uma água-viva a 800 metros de profundidade. A espécie passa a vida inteira em mar aberto, e o manto dos indivíduos pode medir de 40 a 50 centímetros. As fêmeas chegam a quatro metros e pesar 75 quilos, enquanto os machos não passam de 30 centímetros, e a observação em vida é rara.

Manu Prakash, bioengenheiro da Universidade Stanford, disse que a tecnologia abre caminho para estudar a fisiologia das profundezas, ligando a estrutura das células à função dos organismos. Ele afirmou que agora é possível acompanhar processos internos em tempo real em animais adaptados à pressão e à escuridão extremas.

Dhugal Lindsay, da JAMSTEC, identificou um novo tipo de ctenóforo lobado. Diferente dos ctenóforos de tentáculos longos e pegajosos, esse grupo tem dois grandes lobos orais musculares que saem da boca para capturar presas. A observação foi registrada pelos pilotos do ROV SuBastian a 560 metros de profundidade.

Saiba mais: iPhone Duo entra em pré-venda no Brasil, EUA e Portugal hoje

As ferramentas de imagem também aceleraram a identificação dos animais. Entre as descobertas estão uma lula de vidro de visual distinto, águas-vivas de aspecto etéreo e organismos unicelulares minúsculos.

Um sifonóforo, animal longo e translúcido com raios, foi fotografado a 552 metros. Os sistemas de imagem permitiram criar renderizações 3D em escala milimétrica do animal no ambiente natural, algo que a maioria das identificações em laboratório não consegue. Com base nessas imagens, Dhugal Lindsay acredita que o animal pode pertencer a um gênero inédito, ou até a uma nova família de sifonóforos fisonectados. Dados anatômicos e genéticos coletados no mar ajudarão na comparação e na nomeação.

Jyotika Virmani, diretora executiva do Schmidt Ocean Institute, afirmou que o conjunto de tecnologias da expedição indica o rumo da ciência biológica marinha. Ela disse esperar que cientistas estudem a vida no mar com a mesma precisão demonstrada pela equipe, inclusive com realidade virtual.

A Solmissus, conhecida como medusa-prato, foi vista predando ctenóforos. Diferente da maioria das medusas, que se deslocam passivamente, ela nada ativamente com os tentáculos estendidos à frente do corpo para capturar as presas antes que as vibrações as alertem. Pesquisadores acreditam que esses predadores têm papel importante na regulação das populações de ctenóforos-de-pente nas zonas crepusculares e de meia-noite do oceano.

Notícias relacionadas

Mais lidas

  1. Receita Federal

    Simples Nacional 2027: prazo para pendências acaba nesta sexta

  2. Brasil

    ‘Patricinha do SLU’ é exonerada após publicação que ironiza Bolsa Família e petistas

  3. Destaques

    Flagrante em Campo Grande: ladrão de bicicleta tenta furtar celular de pedestre

  4. Tempo

    Previsão do tempo em Florianópolis: veja como fica o clima nesta sexta-feira e no fim de semana

  5. Brasil

    FAB testa LINK-BR2 com três caças F-5M e avião-radar E-99M

  6. Destaques

    Alertas de chuva no celular: entenda o dilema da Defesa Civil com o excesso de avisos

  7. Destaques

    Motorola Signature aparece no Geekbench com plataforma Snapdragon, 12 GB de RAM e Android 17

  8. Destaques

    Stefan Doniga e Diana Jipa quebram recorde mundial nos sete continentes

Sua privacidade

O Mix Vale usa cookies para medir audiência e exibir anúncios que sustentam a redação. Você escolhe. Política de privacidade.