MEI

MEI vira alvo de golpe na internet

Simples Nacional MEI
rafastockbr/Shutterstock.com

MEI vira alvo de golpe na internet Os microempreendedores individuais (MEIs) no Brasil têm sido alvo frequente de diversos golpes, desde cobranças indevidas até propostas enganosas de empréstimos e renegociação de dívidas. Conhecer essas armadilhas e saber como se proteger é crucial para a segurança financeira dos pequenos negócios.

Confira abaixo cinco dos golpes mais comuns aplicados contra MEIs e dicas de como evitar cair nessas fraudes:

Sites Falsos para Abertura do MEI: Golpistas criam páginas na internet semelhantes ao site oficial do governo para simular a abertura do MEI, induzindo os usuários a pagar taxas para se formalizar. Sempre utilize os serviços disponibilizados nas páginas oficiais do governo e verifique se o site é seguro, observando se há um cadeado antes do endereço e se termina com gov.br.

Boletos de Cobranças Indevidas: Golpistas emitem boletos falsos do Documento de Arrecadação do Simples Nacional (DAS), cobrando taxas fictícias. Nunca clique em links suspeitos ou responda a mensagens de cobrança sem verificar a autenticidade no Portal do Simples Nacional ou pelo App MEI.

Pedidos de Retificação: E-mails fraudulentos solicitam correções na Declaração Anual do Simples Nacional do MEI, incluindo links e anexos maliciosos. A Receita Federal não envia comunicações por e-mail sem consentimento do contribuinte. Sempre verifique no Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte (e-CAC).

Propostas Tentadoras de Empréstimos: Ofertas de empréstimos com juros baixos são enviadas por e-mail, telefone, WhatsApp e redes sociais. Evite clicar em links não oficiais e procure por instituições financeiras consolidadas no mercado.

Renegociação de Dívidas: Golpistas oferecem condições facilitadas para renegociar dívidas, inclusive com pagamento via PIX. Não forneça dados pessoais ou clique em links recebidos. Confira as condições de pagamento no Portal do Simples Nacional ou no Portal Regularize.

Ao estar atento a essas práticas fraudulentas e adotar medidas de segurança, os MEIs podem evitar cair em golpes e proteger seus negócios contra prejuízos financeiros.

To Top