Benefícios

Acesso fácil a informações e serviços do FGTS

Celular Saque FGTS
Diego Thomazini/Shutterstock.com

A CAIXA Econômica Federal inova mais uma vez com o lançamento do Aplicativo FGTS, oferecendo aos trabalhadores brasileiros uma maneira prática e segura de gerenciar suas contas do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) diretamente do smartphone. Esta ferramenta gratuita promete facilitar o dia a dia dos usuários, permitindo o acesso a uma variedade de serviços sem a necessidade de visitar uma agência bancária.

Como Utilizar o Novo Aplicativo

Para começar a usar, os interessados devem buscar por “APP FGTS” na loja de aplicativos de seu dispositivo móvel, baixar o aplicativo e seguir as instruções de instalação. Uma vez instalado, o aplicativo proporciona acesso imediato a recursos como consulta de saldo, visualização de extratos, atualização de dados cadastrais, acompanhamento de solicitações e até a possibilidade de transferir créditos do FGTS para contas em outras instituições financeiras.

Recursos e Atendimento ao Cliente

Além das funcionalidades mencionadas, o aplicativo oferece canais de atendimento para que os usuários possam solucionar dúvidas ou obter informações adicionais. A CAIXA disponibiliza os números 4004 0104 para capitais e regiões metropolitanas e 0800 104 0 104 para outras regiões, ambos com atendimento gratuito.

Impacto Social e Segurança

O FGTS não só serve como um seguro para trabalhadores com contratos formais, conforme estabelecido pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), mas também apoia projetos de desenvolvimento social em todo o Brasil, evidenciando seu valor social. Em meio à crescente preocupação com golpes e fraudes, a CAIXA alerta que todas as atualizações e cadastramentos devem ser feitos exclusivamente por meio do aplicativo, garantindo a proteção das informações pessoais dos usuários.

Para obter mais informações sobre o FGTS e seus benefícios, os trabalhadores são encorajados a visitar o site oficial da CAIXA em www.caixa.gov.br/fgts.

Quando é possível sacar o FGTS e como consultar o saldo

Além dos saques extraordinário e aniversário, conheça outras situações que permitem a retirada de valores do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS); confira também o passo a passo para consultar o saldo.

O Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) é um direito assegurado a todos os trabalhadores com carteira assinada, uma espécie de reserva financeira que pode ser utilizada em determinadas situações.

Modalidades de Saque:

Saque Extraordinário: Recentemente, o governo liberou saques extraordinários de até R$ 1.000 como medida para estimular a economia.
Saque-aniversário: Desde 2019, o trabalhador pode optar pelo saque-aniversário, permitindo uma retirada anual de parte do saldo do FGTS, porém, abre mão do saque total em caso de demissão sem justa causa.
Situações que Permitem o Saque:

Demissão sem justa causa;
Término do contrato por prazo determinado;
Rescisão por falência, falecimento do empregador individual, empregador doméstico ou nulidade do contrato;
Aposentadoria;
Necessidade pessoal, urgente e grave, decorrente de desastre natural;
Suspensão do Trabalho Avulso;
Falecimento do trabalhador;
Quando o titular da conta vinculada tiver idade igual ou superior a 70 anos;
Trabalhador ou seu dependente portador do vírus HIV, câncer ou em estágio terminal de doença grave;
Permanência do trabalhador titular da conta vinculada por três anos ininterruptos fora do regime do FGTS, a partir de 14/07/1990;
Aquisição de casa própria, liquidação ou amortização de dívida ou pagamento de parte das prestações de financiamento habitacional.
Como Consultar o Saldo:

A consulta pode ser feita presencialmente em agências da Caixa, pelo site ou pelo aplicativo FGTS. No site, o trabalhador precisa informar o NIS (PIS/Pasep) e uma senha cadastrada. Também é possível usar a Senha Cidadão ou recuperar a senha informando o NIS.

A possibilidade de acesso às informações do FGTS permite que o trabalhador esteja ciente de seus direitos e acompanhe seu saldo de forma fácil e rápida.

ORIENTAÇÕES DA CAIXA PARA EVITAR GOLPES NO SAQUE-ANIVERSÁRIO DO FGTS
Orientações da Caixa para evitar golpes no Saque-aniversário do FGTS Após os golpes que envolviam o saque extraordinário, criminosos agora estão utilizando o saque-aniversário do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) para acessar a conta de trabalhadores, sacar dinheiro e ainda solicitar empréstimos.

Ainda que a modalidade do golpe não seja nova, ela tem registrado um maior número de denúncias recentemente.

A Caixa Econômica Federal não informa o número de pessoas que procuraram o banco para reclamar sobre a retirada indevida do dinheiro. De acordo com o banco, todas as informações de suspeitas de fraudes são consideradas sigilosas e repassadas exclusivamente à Polícia Federal, para análise e investigação.

Segundo o banco, em caso de movimentação não reconhecida pelo cliente, é possível realizar pedido de contestação em uma das agências do banco, portando CPF e documento de identificação.

VEJA COMO FUNCIONA O GOLPE
Golpistas acessam o aplicativo do FGTS da vítima e selecionam a opção pelo saque-aniversário;

Mesmo que as vítimas não tenham cadastro no aplicativo, os golpistas conseguem fazer isso utilizando outro e-mail e número de celular;

Além de sacar a quantia disponível, eles também contratam empréstimos. Com isso, além do prejuízo financeiro, a vítima também fica impossibilitada de efetuar o saque-rescisão em caso de demissão sem justa causa.

CONFIRA AS ORIENTAÇÕES DA CAIXA:
Em situações com suspeita de saque:

Se o trabalhador observar um saque de sua conta que não reconhece, o prazo para conclusão da análise da apuração é de até 60 dias corridos, contados a partir da data de formalização do registro da solicitação. De acordo com a Caixa, o prazo é dado em razão da necessidade de se obter informações também da instituição financeira para a qual os recursos foram encaminhados.

Caso a contestação seja procedente, os valores são restituídos à conta de FGTS e os dados cadastrais atualizados com base nas informações fornecidas pelo trabalhador, após a devida checagem, com o cancelamento da opção pelo saque-aniversário.

Em situações envolvendo mudança de modalidade:

A solicitação para apurar indício de fraude na adesão ao Saque-Aniversário do FGTS deve ser formalizada pelo trabalhador, em qualquer unidade da Caixa, pelo titular da conta vinculada ou representante legal.

Caso o saque ainda não tenha sido efetivado, a Caixa afirma que efetua o retorno da modalidade da opção de saque do trabalhador e instrui a solicitação de apuração de fraude. O prazo para conclusão da análise da apuração é de até 15 dias úteis, contados a partir da data de formalização do registro da solicitação.

Em situações com antecipação do saque:

Após análise da apuração feita pela Caixa, se for verificado que há indício de fraude na utilização do Saque-Aniversário como garantia em operação de crédito, o banco afirma que vai cancelar a garantia contratada.

Isto inclui as transferências programadas para a instituição financeira referentes à operação irregular e a liberação dos valores bloqueados.

COMO SE PREVENIR DE GOLPES
A Caixa afirma que não liga ou envia e-mail, SMS ou WhatsApp solicitando atualização de dados cadastrais. Se o cliente receber mensagens desse tipo em nome da Caixa, deve não responder. A denúncia pode ser feita enviando uma mensagem para [email protected]. Como auxílio, o banco disponibiliza orientações de segurança em seu portal da internet.

A Caixa recomenda que os trabalhadores utilizem apenas os canais oficiais do banco para obter informações sobre o saque do FGTS.

Não forneça senhas ou outros dados de acesso em outros sites ou aplicativos.

O cliente deve estar sempre atento a qualquer atividade e situação não usual, e principalmente não clicar em links recebidos por SMS, WhatsApp ou redes sociais para acesso a contas e valores a receber.

Desconfiar de informações sensacionalistas e de “oportunidades imperdíveis”.

Links suspeitos podem levar à instalação de programas espiões, que podem ficar ocultos no celular ou computador, coletando informações de navegação e dados do usuário

Utilizar sempre navegadores e softwares de antivírus atualizados.

A Caixa jamais pede senha e assinatura eletrônica numa mesma página, sendo a assinatura digitada somente por meio da imagem do teclado virtual.

O trabalhador deve fazer o cadastro no site e aplicativo oficial do FGTS no Google Play e Apple Store.

É preciso verificar se o link possui o https para que a conexão seja segura para a inserção de dados. O mesmo vale para o cadeado antes do endereço. O usuário pode clicar nele para verificar o certificado de segurança e data de validade.

O trabalhador deve também baixar o aplicativo oficial do Caixa Tem (no Google Play ou na App Store) e se cadastrar, usando seu e-mail e número de celular. Uma vez cadastrado no aplicativo, o trabalhador previne que golpistas possam ter acesso à conta.

Confira abaixo as diferenças entre as modalidades:

Saque-rescisão: sistemática na qual o trabalhador, quando demitido sem justa causa, tem direito ao saque integral da conta do FGTS, incluindo a multa rescisória, quando devida. Trata-se da modalidade padrão em que o trabalhador ingressa no FGTS.

Saque-aniversário: sistemática opcional onde anualmente, no mês de aniversário, o trabalhador pode sacar parte do seu saldo de FGTS. Caso o trabalhador seja demitido, poderá sacar apenas o valor referente à multa rescisória (a multa de 40% paga pela empresa) e não poderá sacar o valor integral da conta.

COMO ADERIR AO SAQUE-ANIVERSÁRIO
A Caixa disponibiliza canais de atendimento para que o trabalhador com conta do FGTS, ativa ou inativa, realize a opção. Eles são os seguintes:

Site do FGTS

APP FGTS (o aplicativo é o Caixa FGTS e está disponível tanto para aparelhos com sistema Android quanto aqueles com iOS)

To Top